Sindivestuário / Matérias  / Ralph Lauren lucra 8,5% menos no 2º trimestre fiscal
7 nov 2012

Ralph Lauren lucra 8,5% menos no 2º trimestre fiscal

SÃO PAULO – O lucro líquido da Ralph Lauren caiu 8,5% durante o segundo trimestre do ano fiscal de 2012, na comparação anual, para US$ 213,7 milhões ou US$ 2,29 por ação, informa o balanço da companhia publicado hoje. Segundo a fabricante de itens de vestuário, 2010 e 2011 foram anos muito fortes e atualmente o setor enfrenta maiores dificuldades.

Nesse cenário, a receita líquida recuou 2,2% na mesma comparação, para US$ 1,86 bilhão. A baixa foi registrada apesar do aumento das vendas no varejo, que garantiram um faturamento de US$ 900,9 milhões, 4,6% a mais. No atacado, a redução foi de 8,1%, chegando a US$ 914,5 milhões.

O faturamento menor, informa o grupo, foi causado por um recuo maior que o esperado nas entregas a varejistas, bem como por conta de fechamentos de lojas na China. Além disso, a decisão de fechar o segmento American Living também afetou as vendas, avalia a fabricante das camisas Polo.

Por outro lado, a Ralph Lauren conseguiu reduzir os custos de vendas. De julho a setembro, o corte ficou em 7,2%, a US$ 766,7 milhões. Com isso, o lucro bruto da empresa subiu levemente, de US$ 1,08 bilhão para US$ 1,09 bilhão em 12 meses. No entanto, perdas com a variação cambial (US$ 500 mil a menos) e maiores despesas operacionais derrubaram o lucro.

Com o resultado em baixa, o grupo decidiu reduzir levemente suas previsões para o exercício fiscal. Agora, a companhia aguarda um crescimento de 2% a 3% na receita líquida durante o ano, contra uma expansão prevista anteriormente perto dos 5%. A margem operacional é esperada em 0,5 ponto percentual acima de 2012.

Como no segundo trimestre fiscal os gastos com a operação aumentaram em 2,6%, atingindo US$ 747 milhões, o resultado operacional da empresa chegou a US$ 348,3 milhões ? uma redução de 0,8% frente ao mesmo período do ano anterior. Com isso, a margem, ou quanto da receita chegou ao lucro antes de juros e impostos, ficou em 18,7%.

Mesmo apresentando um balanço em queda, o lucro por ação da Ralph Lauren ficou acima da expectativa do mercado. Um levantamento feito pela consultoria FactSet previa o indicador em US$ 2,15. ?Estou orgulhoso de nossos resultados melhores que o esperado?, comentou Roger Farah, presidente da empresa, em nota.

(Renato Rostás | Valor)

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.