Pesquisa do Comércio Varejista ? IBGE (ABRIL)

Acabam de sair os números do Comércio Varejista relativos ao mês de abril, pesquisados pelo IBGE em termos nacionais. Nosso recorte aqui é exclusivamente dos setores correlacionados ao Vestuário. O que é possível constatar, de início, é que os números já foram bem melhores no passado recente do que são no mês de referência do levantamento do IBGE. No Brasil, em abril de 2011, o comércio de tecidos, vestuário e calçados (o IBGE não desagrega o indicador), cresceu 1,68%, frente ao mesmo mês de 2010. No acumulado, o resultado é mais robusto. No 1° quadrimestre houve alta de 7,34% e nos últimos 12 meses terminados em abril o saldo foi 9,47% superior, sempre em comparação ao mesmo período imediatamente anterior.

Tabela 1 ? Comércio Varejista do Vestuário (Brasil & São Paulo)

Em São Paulo a queda foi mais acentuada do que no País, como um todo. Em abril deste ano, as vendas do comércio varejista caíram 0,43%, diante do mesmo mês do ano passado. Note-se que, enquanto isso, ainda há expansão das vendas no Brasil, mas, São Paulo já registra inversão no sinal que era de alta no comércio.

No que se refere ao acumulado dos quatro primeiros meses do ano de 2011, vis-à-vis ao mesmo período de 2010, ainda é possível

Leia também