Osklen avalia parceria ou venda

Com três propostas na mesa – uma brasileira, outra europeia e uma terceira americana – Oskar Metsavaht avalia se terá um sócio ou se venderá a Osklen, a grife de roupas voltadas para o público de alta renda, com 61 lojas no Brasil.


A marca também tem lojas em Milão, Nova York, Miami, Tóquio e Roma. Os resultados da rede que inovou nos tecidos, nos cortes e conforto das peças, não vem sendo tão animadores, apurou o Valor. Os preços são considerados altos para um público que costuma viajar ao exterior com frequência e lá encontra uma moda também diferenciada, mas mais acessível.


Luiz Alberto Marinho, da consultoria Brandswork, diz que 2011 foi o ano em que os shoppings começaram a se preocupar com a competição externa. “Não é só o dólar baixo que está fazendo o consumidor viajar para fazer compras. A facilidade de financiar as viagens aumentaram esse consumo externo”, diz Marinho. Dados da administradora de cartões de crédito Visa, mostram aumento de 58% nos gastos internacionais de seus clientes entre 2010 e 2011.


Há quem afirme que os preços da Osklen são considerados caros até para seu próprio público. Quem acompanha de perto as vendas da rede diz que, nos últimos três anos, a receita das lojas caiu 40%. Além disso, os gestores da Osklen não tiveram agilidade para cortar custos e mudar o mix.


Gestores de shoppings dizem que a Osklen continua sendo uma marca desejada pois atrai público. “Mesmo que seja só para ir ao shopping para olhar o que eles estão fazendo”, diz um deles. Apesar da queda nas vendas, o faturamento médio mensal da rede supera R$ 500 mil.


Em nota, a Osklen confirma que está negociando propostas de venda ou parceria: “No momento, Oskar Metsavaht está em processo de avaliação das propostas de três grupos distintos, um europeu, um americano e um brasileiro, não tendo nada além disso a declarar para o momento”.


O ortopedista Oskar Metsavaht criou a Osklen em 1989, quando começou a produzir casacos de frio para expedições a montes gelados da América do Sul. Tinha um consultório em Ipanema, mas mergulhou no mundo da moda e abriu a primeira loja em Búzios. O reconhecimento veio um ano depois e, em 2003, quando já desfilava no São Paulo Fashion Week e exportava casacos para enfrentar neve.


Fonte: Valor


http://www.valor.com.br/empresas/1038680/osklen-avalia-parceria-ou-venda?destination=empresas/1038680/osklen-avalia-parceria-ou-venda


 

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