Comprar roupas on-line é algo que promete: vendas rápidas, estilos atualizados, imagens dos bastidores dos desfiles de moda e entrevistas exclusivas com estilistas. O que todo consumidor quer e nenhum site provê é a garantia de que a roupa vai servir.
Alguns matemáticos de Boston acham que podem ajudar. Eles desenvolveram um programa de computador que usa as roupas que já estão em seu armário, entre outras coisas, para prever se o próximo vestuário vai servir.
A tecnologia, chamada True Fit, algo como “talhe perfeito”, foi lançada recentemente em sites de varejistas americanos como Macy’s e Nordstrom. A True Fit vai prever o tamanho dos consumidores em cerca de 350 marcas de moda, e espera-se que o número dobre até o fim do ano.
Obter um caimento perfeito logo de cara é um grande sonho do varejo on-line. Vários varejistas nos Estados Unidos dizem que entre 20% e 40% de suas vendas via internet são devolvidas, principalmente por erros no tamanho. Retornos de peças que não serviram são “o maior problema que todos nós temos na internet”, diz Stephen Budd, diretor de grupo da BCBG Max Azria Group, uma das grifes que está participando. “Minha esposa é uma vítima”, acrescenta. “Ela compra dois deste, dois daquele, e devolve um.”
Quando se trata de saber o tamanho do consumidor on-line, “temos de aprender e rápido”, diz Colin Johnson, porta-voz da Nordstrom, que agora vê o site Nordstrom.com como um de seus principais pontos de venda.
Contudo, muitas tecnologias usadas para achar o tamanho certo em compras on-line foram testadas e fracassaram. Varejistas já criaram manequins virtuais para os clientes vestirem e instalaram escâners de corpo nas lojas. Mas a freguesia tem relutado em participar de sistemas que requerem muito trabalho e tempo.
Para roupa feminina em particular, tirar o tamanho é difícil. O médio de uma marca pode ser pequeno em outra, principalmente porque grifes de moda desenham suas peças de formas diferentes, usando suas próprias especificações secretas para criar moldes. Lojas on-line normalmente pedem aos consumidores que consultem tabelas de tamanhos ou digitem suas medidas, o que pode tomar muito tempo.
“A fita métrica é imprecisa”, diz Bill Adler, diretor-presidente da True Fit. As pessoas muitas vezes medem errado. Quando pesquisadores da True Fit começaram a desenvolver o sistema cinco anos atrás, eles notaram que alguns participantes usavam fitas metálicas, dessas usadas em construção. E a True Fit descobriu um segredinho perverso dos consumidores: até quando fazem compras para si mesmas, as pessoas mentem suas medidas.
A Macy’s experimentou, entre outros métodos, u