Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Novo presidente da Abit assume desafio de resgatar setor têxtil
25 abr 2014

Novo presidente da Abit assume desafio de resgatar setor têxtil

Engenheiro têxtil, o barbarense Rafael Cervone disse que trabalhará para fortalecer a marca brasileira no exterior

A cerimônia de posse da diretoria do Sinditêxtil (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo) e do conselho da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) acontece hoje, em São Paulo. No Sinditêxtil, o presidente Alfredo Bonduki foi reeleito e segue no cargo até 2016.

08CED07AC8A

Já na Abit, quem assume a presidência para o triênio 2014/2016 é o engenheiro têxtil Rafael Cervone, que é nascido em Santa Bárbara d’Oeste.

“O desafio do setor é o mesmo da indústria brasileira, que sofreu com um câmbio muito defasado nos últimos dez anos. Na região de Americana, as importações de vestuário aumentaram 23 vezes neste período e passou da hora de recuperarmos a competitividade do nosso país. Vamos atacar este problema, trabalhar para fortalecer novamente nossa marca no exterior e lutar para que possamos romper as burocracias que tanto atrapalham a indústria brasileira”, disse Cervone, se referindo às facilidades que outros mercados encontram no comércio exterior.

“O Brasil tem a segunda maior indústria do jeans no mundo, mas para nosso produto chegar nos Estados Unidos tem um imposto de 21%. Um mesmo produto da Colômbia não tem custo adicional algum, pois existe um acordo entre os mercados que o Brasil precisa se mexer para que possamos não só ter um mercado interno crescente como já temos, mas também resgatar nossa força global”, acrescentou ele, que também é 1º vice-presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Fonte: O Liberal