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22 ago 2014

Moda masculina ultrapassa a feminina em crescimento

Se historicamente as mulheres sempre foram mais afoitas pelo consumo de moda, parece que esse cenário tem mudado mesmo que ainda lentamente. De acordo estudos da consultoria Bain & Company, o crescimento do ready-to-wear masculino ultrapassou feminino, aumentando entre 9 e 13% ao ano. “Hoje existe uma geração de jovens que é mais sofisticada que sua antecessora. Eles não têm limites em comprar moda e adquirem sempre produtos de design e alta qualidade”, afirma Dylan Jones, editor-chefe da GQ britânica.  

Segundo o NPD Group, apenas nos Estados Unidos o mercado de roupas para eles cresceu 5%. Para Fabrizio Cardinali, executivo da Dunhill, o fato é consequência de uma mudança de comportamento resultado de décadas de transformações sociais. As séries dos anos 1980, assim como a música, influenciaram a construção da identidade fashion de jovens adultos, que inspirados por seus ídolos ou personagens favoritos, colaboram com a evolução de grandes marcas do mundo todo. “Os homens estão, em geral, cada vez mais interessados em investir em si mesmos”, analisa.

O crescimento do comércio online também possui papel fundamental. “Hoje qualquer um pode entrar na rede e ver como as pessoas se vestem em todo o mundo, o que as marcas estão usando, e, é claro, comprar esses itens”, comenta Jeremy Lewis, editor da revista Garmento. Compradores homens normalmente não se animam em passear por lojas durante horas e experimentar roupas em provadores de shoppings, o que pode ter influenciado a ligeira ascensão do e-commerce. A empresa de pesquisas Mintel relata que um terço dos homens faz compras de roupas na rede. 

O rápido crescimento econômico dos mercados emergentes, como a China, também pode ter sido um importante fator no crescimento dos gastos com moda masculina, dizem analistas de mercado. “Mais de 90% das vendas de grupos chineses são de exportações, com a China sendo o maior mercado seguido pela Europa e Américas”, diz Gildo Zegna, CEO da Ermenegildo Zegna, a maior marca de moda masculina de luxo do mundo, com mais de 500 lojas e registro de receita de USD 1,72 bilhão em 2012. “Os aumentos mais significativos e o maior potencial de crescimento foram registrados em Hong Kong, Macau, Oriente Médio e em partes mais populares da Europa e América graças ao forte aumento do turismo da China, Rússia e Brasil”. 

Fonte: Business of Fashion