Milão mantém desfiles de 2012 que coincidem com NY e Londres



Michelle Achkar


O calendário da semana de moda de Milão tem gerado discussões há algumas temporadas. Realizada geralmente no mês de setembro, precisa lidar com a coincidência de importantes feriados religiosos, como o Yom Kippur, feriado judaico, o que já fez grandes marcas baterem o pé para mudar as datas dos desfiles, deixando alguns dias completamente lotados e outros com apenas algumas apresentações. Também já houve discussões para diminuir o calendário a fim de favorecer a imprensa de moda internacional, que cumpre uma maratona para assistir aos lançamentos em Nova York, Londres, Milão e Paris, na sequência.


A Camera Nazionale della Moda confirmou, na última sexta-feira (7), as datas da temporada verão 2013, para os dias 19 a 25 de setembro de 2012. O Yom Kippur de 2012 será dia 26 de setembro. Mas os desfiles, se mantidos nessas datas, coincidirão com apresentações da semana de moda de Nova York e de Londres, agendadas para 13 a 20 e 21 a 25, respectivamente. A semana de moda de Paris está marcada para acontecer entre 25 de setembro e 3 de outubro. A Chambre Syndicale de Paris, câmara de moda francesa, também não quis alterar seu calendário. Londres alega a realização das Olimpíadas como impedimento de mudar as datas de seus desfiles.


O Council of Fashion Designers of America, que organiza os desfiles em Nova York, tinha anunciado a alteração dos desfiles nesta temporada, para não coincidir com o feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, celebrado na primeira segunda-feira do mês de setembro. Um acordo firmado em 2008 estabeleceu que Nova York, a primeira na série de desfiles no Hemisfério Norte, começaria as apresentações na segunda quinta-feira de fevereiro e de setembro, o que em 2012 atrasaria o calendário em uma semana. É esse acordo que o Council está seguindo.


A câmara italiana, porém, afirma que esse acordo era para três anos. Segundo comunicado oficial divulgado sexta-feira pela entidade, no acordo de 2008 não havia definição sobre as datas do triênio de 2012, 2013 e 2014. “Em 17 de março de 2010, enviamos a todos os envolvidos no sistema de moda internacional, incluindo a redação da Vogue-Condè-Nast, sem que ninguém tivesse feito objeção, que os desfiles da Milão de 2012 seriam entre os dias 19 e 25 de setembro”, afirma o comunicado da última sexta-feira, acrescentado que Paris também havia marcado suas apresentações na sequência, a partir de 25 de setembro.

“Deixe o melhor ganhar. Os estilistas italianos concordaram com unanimidade com o calendário, desde as menores até as maiores. Eles demonstraram grande solidariedade e orgulho italiano”, disse Mario Boselli, presidente da entidade italiana ao site WWD. Segundo ele, a decisão foi tomada porque não houve acordos prévios com as direções dos desfiles de Nova York e de Londres e que o atraso nas apresentações em Nova York não foi discutido com a Câmara a qual preside.


A estilista Diane Von Furstenberg, presidente do CFDA, divulgou comunicado no domingo (9), dizendo que tem certeza de que a situação será resolvida e que se trata de um mal-entendido. “Editores, compradores e estilistas gostam da segurança de cada marca se apresentar sempre no mesmo dia da semana temporada após temporada. Isso torna muito mais fácil para todos planejar e assistir às apresentações. O mais importante é mostrarmos unidade, honestidade e que trabalhamos juntos para assegurar que todos estão sendo beneficiados da mesma maneira”, dizia o texto.


Diane ainda apo

Leia também