Topo
Sindivestuário / Dicas  / Máquina de Costura dá lugar à Impressora 3D
5 ago 2015

Máquina de Costura dá lugar à Impressora 3D

A impressão 3D está cada vez mais desenvolvida, afinada para uma integração íntima com qualquer pessoa. Em breve, se precisar de um talher, imprima-o. Se precisar de uma peça de decoração, imprima-a e se precisar de vestuário, um vestido ou uma saia mais arrojada, OK, imprima-a também. Porque não?

Danit Peleg passou mais de 2.000 horas para tornar a sua coleção de vestuário fácil de imprimir e vestir. Chegou a vez das impressoras 3D imprimirem a sua roupa!

pplware_vertir3d_00

Roupa que imprime em sua casa

A estudante de moda, Danit Peleg, imprimiu 5 peças de vestuário para um colecção impressionante que pode ser desenhada, aprimorada e fabricada em sua casa.

O resultado do tempo que investiu nesta ideia foi um conceito novo de wearable que vai ajudar a interpretar como será a roupa do futuro.

A mente por trás desta ideia tem 27 anos e é uma recente graduada na faculdade de Shenkar em Tel Aviv. A sua grande questão é se seremos capazes de, num futuro próximo, projetar, partilhar e imprimir as nossas próprias roupas sem sair de casa, tal como hoje podemos fazer com a mais simples das peças que as impressoras 3D imprimem.

Plástico têxtil vestível

O trabalho desenvolvido pela designer não foi tão simples como ir à net, descarregar um ficheiro vetorial com o objeto e começar a imprimir. Não. Ela investiu muitas horas até perceber como o material “plástico têxtil” poderia ser flexível, mecânico e “vestível”.

Fez vários componentes para entender como estes reagem aos movimentos do corpo, como o meio ambiente influência a degradação dos componentes e reforçou cada peça para que, no seu conjunto, posteriormente, fosse possível vestir uma peça de roupa e esta tivesse um comportamento natural, como se fosse um tecido convencional.

pplware_vertir3d_01

 

 

Materiais celulares mesoestruturados

Este material leva-nos para outros estágios da impressão 3D. Podemos conhecer por exemplo o projeto de Andreas Bastian Mesostructured Cellular Materials disponibilizado no grupo dedicado à impressão 3D artística Thingiverse. Este projeto pensado e criado em padrões imprimidos de forma tridimensional, permite que o material dobre e estique, tal como se fosse um vestido de tecido com corte no viés. Foi a partir destes projetos que a jovem Israelita decidiu qual o caminho a percorrer.

A designer usou a suite open source 3D Blender para tornar os seus projetos num ficheiro 3D. A primeira peça foi uma jaqueta complexa a que deu o nome de Liberte. Com um tom ilustre de vermelho, tornou-se na peça mais importante e marcante da sua colecção e das mais “relevantes” no seu evento de apresentação.

pplware_vertir3d_02

400 horas por cada peça

Depois de várias afinações do material de impressão e das próprias impressoras, Peleg chegou à conclusão que cada peça do tamanho de uma folha A4 demoraria cerca de 20 horas a imprimir. Isto levou-a a trabalhar em parceria com dois programadores locais que a ajudaram a fabricar as peças. Dada a complexidade das peças, o tempo necessário de fabricação, cerca de 400 horas cada peça, a exigência de várias impressoras, a designer transformou a sua casa na “Meca” da impressão 3D.

Gastou cerca de 2 mil horas para fazer toda a sua coleção que depois apresentou nas passarelas.

pplware_vertir3d_04

A Liberdade a guiar as pessoas

A inspiração para esta coleção veio do pintor francês, Eugene Delacroix, e da sua obra “Liberty Leading the People”. Uma obra rica na suavidade do romantismo mas com fortes triângulos. Também a obra de Peleg contempla triângulos em plástico vestível para moldar as formas dos corpos nas suas roupas de texturas complexas e ricas em pormenor.

pplware_vertir3d_05

Fonte: PPL WARE (Portugal)