Sindivestuário / Matérias  / Indústria tem perda de vagas em 14 de 18 setores pesquisados pelo IBGE
8 fev 2013

Indústria tem perda de vagas em 14 de 18 setores pesquisados pelo IBGE

O emprego caiu na indústria brasileira na maioria das regiões e dos setores pesquisados em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Na análise por setores, o emprego caiu em 14 dos 18 setores. O IBGE informou que as contribuições negativas mais relevantes para compor o desempenho negativo do emprego industrial em 2012 vieram dos recuos de vagas observados em vestuário (-8,9%), calçados e couro (-6,2%), têxtil (-5,9%), produtos de metal (-3,2%), papel e gráfica (-3,5%), madeira (-8,0%), outros produtos da indústria de transformação (-2,8%) e metalurgia básica (-3,6%). Em contrapartida, foram detectados aumentos no número de vagas de alimentos e bebidas (3,9%), indústrias extrativas (3,8%) e máquinas e equipamentos (1,1%), em 2012 em comparação com ano anterior.

O resultado anual não foi o único a mostrar saldo negativo na pesquisa. O levantamento mostrou ainda que, na comparação com dezembro de 2011, houve quedas no emprego industrial em 13 dos 18 ramos pesquisados; e em 13 dos 14 locais analisados pelo instituto, no último mês do ano passado.

Em sua análise por região, o número de pessoal ocupado ficou menor em 12 de 14 locais. O recuo no emprego industrial em São Paulo (-2,6%), no ano passado ante o ano anterior, foi o principal impacto negativo no total da indústria ? sendo a principal influência para a retração de 1,4% no número de postos de trabalho industriais em 2012, ante 2011.

Outros destaques negativos regionais, no emprego industrial em 2012, foram quedas observadas em Região Nordeste (-2,7%), Rio Grande do Sul (-1,9%), Santa Catarina (-1,1%), Bahia (-2,6%) e Ceará (-2,5%), ante ano anterior. Por outro lado, houve taxas positivas no número de vagas nas indústrias do Paraná (2,2%) e de Minas Gerais (0,8%), em 2012 ante 2011.

(Alessandra Saraiva | Valor)

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.