Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / IGP-M perde força e sobe 0,62% em março
1 abr 2011

IGP-M perde força e sobe 0,62% em março

A inflação medida pelo IGP-M perdeu força e subiu 0,62% em março, quase a metade da taxa de 1% apurada no indicador de fevereiro. Essa é a menor taxa para o indicador desde julho de 2010, quando o índice subiu 0,15%. O dado foi anunciado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa mensal ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE-Projeções, que esperavam um resultado entre 0,54% e 0,78%, e foi inferior à mediana das projeções (0,69%).

A FGV anunciou ainda os resultados dos três sub-indicadores que compõem o IGP-M de março. O IPA-M avançou 0,65% este mês, após subir 1,20% no segundo mês do ano. O índice teve o menor resultado nesse tipo de indicador desde dezembro do ano passado, quando o IPA subiu 0,63%.

Por sua vez, o IPC-M apresentou alta de 0,62% em março, em comparação com o aumento de 0,67% no mês passado. O IPC-M de março obteve a menor taxa desde outubro do ano passado, quando o índice subiu 0,56%.

Já o INCC-M registrou taxa positiva de 0,44% este mês, em comparação com a elevação de 0,39% em fevereiro. O indicador assumiu trajetória oposta ao dos outros índices, e apresentou a maior taxa desde dezembro do ano passado, quando o INCC-M subiu 0,59%

A taxa acumulada do IGP-M é muito usada no cálculo de reajustes de aluguel. Até março, o indicador acumula taxas de inflação de 2,43% no ano e de 10,95% em 12 meses.

Atacado

A inflação no atacado apurada pelo IPA-M acumula altas de 2,63% no ano e de 13,46% em 12 meses até março segundo a FGV. Hoje, a FGV anunciou o IGP-M de março – sendo que o IPA-M representa 60% do total do IGP-M.

De acordo com a fundação, os preços dos produtos agropecuários atacadistas acumulam aumentos de 5,47% no ano e de 27,63% em 12 meses no âmbito do IGP-M. Já os preços dos produtos industriais no atacado registraram altas de 1,61% no ano e de 8,94% em 12 meses, de acordo com a fundação.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais tiveram aumentos de 1,03% no ano e de 4,12% em 12 meses até março. Por sua vez, os preços dos bens intermediários tiveram alta acumulada de 2,12% no ano e alta de 6,90% em 12 meses. Já os preços das matérias-primas brutas acumularam aumento de 5,16% no ano e inflação de 38,19% em 12 meses, até março.

A FGV informou ainda que, entre os produtos pesquisados no atacado, as altas de preços mais expressivas no IGP-M foram registradas café em grão (11,58%); algodão em caroço (8,81%); e ovos (11,16%). Já as mais expressivas quedas de preço no atacado em março foram apuradas em soja em grão (-6,20%); farelo de soja (-5,36%); e suínos (-9,73%).

Varejo

No varejo, a inflação junto ao consumidor medida pelo IPC-M acumula altas de 2,40% no ano e de 5,74% em 12 meses até março, segundo informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Hoje, a FGV anunciou o IGP-M de março – sendo que o IPC-M representa 30% do total do IGP-M.

Segundo a FGV, a desaceleração na taxa do IPC-M, de fevereiro para março (de 0,67% para 0,62%) foi influenciada principalmente por perda de força na inflação de Educação, Leitura e Recreação (de 1,63% para 0,18%) no período. Isso porque houve desacelerações e quedas de preços em itens importantes nesta classe de despesa, como cursos formais (de 1,93% para 0,00%) e passagem aérea (de 1,36% para -9,28%