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9 set 2011

Grifes tentam renovar o clássico em NY

A temporada de desfiles de prêt-à-porter para a moda primavera/verão em 2012, no Hemisfério Norte, foi aberta ontem, pela Mercedes-Benz Fashion Week, a semana de moda de Nova York. Quase 100 grifes serão exibidas no Lincoln Center até o dia 15. Espera-se por coleções que divulguem o “way of life” americano, mesmo que em desfiles de grifes de outros países. O que importa é mostrar que a cidade continua reduto de gente criativa, inteligente e com radar para novidades.


A julgar pelos últimos dados divulgados, Nova York voltou a ser uma das cidades mais atrativas do mundo. Em 2010, 48,7 milhões de pessoas fizeram turismo na cidade, volume que supera os 47 milhões de 2008, até então a marca recorde na história da cidade.


Es especialistas em moda acreditam numa atmosfera “retrô”, com modelos que remetam aos anos 60. Há quem aposte na influência do jeito “Kate Middleton de ser” que, traduzido em roupas, significa uma volta aos clássicos, mas sem traços de naftalina. O desafio dos estilistas parece ser o de desenhar esse novo clássico, que pede mais discrição, mangas longas e pouco decote, mas sem envelhecer a mulher.


Neste ano apenas uma marca brasileira marcará presença no evento: a grife Carlos Miele. Rosa Chá e Alexandre Herchcovitch estão fora do calendário oficial. Diferentemente do que vinha acontecendo nos últimos anos, o estilista Herchcovitch realizará um desfile independente na segunda-feira, na galeria Eyebeam, em Chelsea. A Rosa Chá, que passa por reestruturação, não tem dada para voltar a Nova York.


Entre os destaques da programação oficial da semana de moda estão Marc Jacobs, Diane Von Furstenberg, Calvin Klein, Carolina Herrera, DKNY, Alexander Wang, Narciso Rodriguez, Ralph Lauren, Derek Lam e Tommy Hilfiger.


A semana de NY é considerada a mais comercial do circuito de moda mundial, mostrando o número maior de coleções com apelo popular como Diesel Black Gold, Marc by Marc Jacobs e a L.A.M.B., da cantora pop Gwen Stefani. Outra que segue a mesma linha, a grife Abbey Dawn, da cantora Avril Lavigne, retorna à semana de moda de Nova York nesta temporada. A marca tem a influência roqueira de Avril e ficou conhecida por suas camisetas e seus moletons.


Esta temporada será marcada pelo uso mais amplo dos recursos tecnológicos. Pela primeira vez, a organização da Mercedes-Benz Fashion Week vai mostrar mais de 30 desfiles via YouTube.com/liverunway. Entre os desfiles que serão exibidos dessa forma estão os de Diane Von Furstenberg, Narciso Rodriguez e Carolina Herrera. Também pela primeira vez, as apresentações poderão ser vistas, ao vivo, em smartphones pelo site m.youtube.com/liverunway.


Como lembrou Judy Licht, criadora do programa de TV “Full Frontal Fashion” e cofundadora do FirstComesFashion.com, a moda está ficando cada dia mais democrática. “Com os desfiles transmitidos ao vivo, pela internet, todo mundo pode ter a experiência de um editor de moda. Sem precisar sair de casa ou tirar o pijama”, disse Judy, ao jornal “New York Times”.


A marca Milly by Michelle Smith, que apresenta sua coleção na próxima quarta-feira, também vai transmitir, pela primeira vez, o seu desfile ao vivo, pelo site Millyny.com. Os internautas também terão acesso ao Facebook e ao Twitter, para comentar a coleção, ao vivo.


A estilista Norma Kamali foi mais além: vai postar no site Normakamali3d.com o seu desfile em 3D. O vídeo entra no ar no dia 15, um dia depois da apresentação ao vivo. Quem quiser, pode conseguir óculos 3D grátis, pelo site normakamali.com ou pela página da estilista no Facebook.