Sindivestuário / Matérias  / “Fórum de Negócios da Moda” discute a Cadeia Produtiva Têxtil e do Vestuário por diversas óticas
29 out 2014

A Federação do Comércio do Estado de São Paulo e o Grupo Estado, com apoio da ABIT, Associação Brasileira da Indústria Têxtil, e a ABEST,  Associação Brasileira de Estilistas , realizaram hoje, 28 de outubro o  “Fórum de Negócios da Moda”,  que debateu sob diversas óticas – negócio, moda, estilo, qualidade etc. —  cenário atual da cadeia produtiva têxtil e de vestuário brasileiro.

O encontro contou com a presença de representantes de entidades do setor para discutir alguns pontos específicos, como: mercado de trabalho, confecções nacionais, presença de marcas brasileiras no cenário internacional, produtividade e capacidade de competição das indústrias, tendências e inovações.

Além de empresários e profissionais do setor, o Fórum de Negócios da Moda reuniu estudantes de moda e estilo e interessados nos temas propostos, gratuitamente.

O Fórum Estadão Negócios da Moda foi dividido em quatro painéis, abrangendo assuntos relevantes relacionados ao setor têxtil e do vestuário:

– Presença do Brasil no Cenário Internacional;

– Mercado de Trabalho e Comércio Justo;

– Tendências e Inovação e Competitividade

– Produtividade

No Painel “Presença do Brasil no cenário Internacional”, participaram  Gerson Vaccari, responsável pelas marcas Dumond, Capodarte e Lillys na Paquetá The Shoe Company; Patricia Bonaldi, estilista e empresária e Isabel Tarrisse da Fontoura, analista de negócios internacionais da APEX. O moderador foi  Paulo Borges, diretor da São Paulo Fashion Week.

“Mercado de Trabalho e Comércio Justo” contou com a presença do executivo Fernando Pimentel, diretor-superintendente da ABIT; da Promotora Fernanda Teixeira Souza Domingos, do Ministério Público Federal; e de Paulo Delgado, integrante do Conselho de Relações do Trabalho da FecomercioSP. O moderador foi o jornalista Cley Scholz, editor do portal de Economia do Grupo Estado.

Sobre “Tendências e Inovação” debateram Marta Medeiros, estilista e empresária; Alice Ferraz, CEO da Alice Ferraz Comunicação Integrada e Paulo Correa, vice-presidente da C&A, moderados pela jornalista Maria Rita Alonso, do portal Vida & Estilo do Estadão.

O último painel foi “Competitividade e produtividade”, com o empresário Flavio Rocha, CEO da Riachuelo e Roberto Davidowicz, presidente da Associação Brasileira de estilistas. O moderador foi  Ernesto Bernardes, diretor de projetos especiais do Estadão.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Hélio Perazzolo