Sindivestuário / Matérias  / Estoque da indústria cresce e mercado já prevê crescimento do PIB abaixo de 3%
29 maio 2012

Estoque da indústria cresce e mercado já prevê crescimento do PIB abaixo de 3%

MÁRCIA DE CHIARA – O Estado de S.Paulo

Cresceu o número de setores superestocados na indústria de abril para maio, o que dificulta a retomada da produção industrial neste trimestre, revela a Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação da Fundação Getúlio Vargas (FGV). E, ontem, pela primeira vez, o mercado financeiro admitiu crescimento abaixo de 3% para economia brasileira neste ano, aponta pesquisa Focus do Banco Central.

De 14 segmentos, 6 estão neste mês superestocados: material de transporte, mobiliário, mecânica, têxtil, vestuário e calçados e minerais não metálicos, aponta a sondagem. Em março e abril, 4 acumulavam produtos.

“Após um período de ajuste em janeiro e fevereiro, quando havia só três setores superestocados, o quadro piorou em março e abril. Em maio, a situação de acúmulo de produtos se espalhou para outros segmentos”, afirmou o superintendente adjunto de Ciclos Econômicos da FGV, Aloisio Campelo. A pesquisa considera setores superestocados aqueles em que o saldo entre o número de empresas com estoques excessivos e insuficientes é igual ou maior do que 10%.

O economista ponderou que a situação de acúmulo de produtos hoje não é tão grave quanto na crise de 2008. Em novembro daquele ano, 11 setores tinham encalhe. No entanto, como naquela época, a indústria de material de transporte lidera hoje o ranking dos segmentos com maior número de empresas com produtos além da conta. Tanto é que, na semana passada, o governo retomou a fórmula usada em 2008 de cortar o imposto sobre os carros para impulsionar as vendas. Campelo ressaltou que a pesquisa acabou três dias após o anúncio do pacote de estímulo ao crédito. Ontem, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu “paciência” para que as medidas já adotadas possam surtir efeito, segundo afirmou à Reuters.

Além da indústria de material de transporte, os segmentos têxtil, de vestuário e calçados e mecânica estão com a produção prevista para três meses abaixo da média histórica, o que sinaliza uma retomada lenta da produção no curto prazo. Apesar de superestocados, o quadro é mais favorável para indústria de móveis e de minerais não metálicos, que inclui os itens usados pela construção civil. É que nesses dois