Topo
Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Estilista defende uso de couro em coleção
20 maio 2011

Estilista defende uso de couro em coleção



Ale Ougata


A estilista Patricia Viera abre a temporada de desfile verão 2012 da bolsa de negócios do Senac Rio Fashion Business às 16h no salão nobre do Copacabana Palace. Conhecida pelo primor e técnica em trabalhar com o couro, Patricia não se abala com a polêmica dos útimos tempos que tomou conta das redes sociais: o uso de pele animal na confecção de roupas e acessórios. Ela esclarece que só usa o couro do animal cuja carne será consumida. “Minha matéria prima é um subproduto”, disse ela, defendendo a ideia de que uma vez o animal abatido, ele deve ser utilizado por várias indústrias, inclusive a têxtil.

Inspirada pela Espanha, a estilista buscou a figura de “uma mulher latina, sensual, cuidada e forte” para executar as muitas capas, mangas soltas, babados e franjas que devem desenhar a coleção. Aliás, questionada sobre quem são as mulheres que vestem Patricia Viera, ela responde: “uma mulher normal que trabalha, é super antenada e não abre mão de um produto de qualidade. Trabalho com qualidade é o DNA da minha marca”.

E se na moda um dos desafios que os criadores têm é o de incutir desejo em seus clientes, Patricia sempre começa uma coleção “tentando descobrir o que minha compradora quer e ainda não sabe. Meu critério desvendar o universo da mulher”.

Desmistificar a imensidão do universo feminino não é a única tarefa para ela, seja no verão ou no inverno “opto pelo couro. Ele é minha preferência, o que é sempre um desafio”.

A falta de reconhecimento é algo apontado por Patricia. “Falta o reconhecimento de que aqui temos de tudo, nosso artesanato, nossa cultura. Por outro lado, sobra criatividade, nosso país é muito rico em fontes de inspiração”, disse ela.

Focada nos negócios, o Fashion Business foi o caminho lógico a ser percorrido. “Meu foco é o comercial. No Fashion Business o retorno é imediato porque ali você tem todos os compradores e o objetivo da marca hoje é esse”.

Mesmo com os olhos voltados aos números, o desfile de Patricia Viera é a celebração da sofisticação. A direção fica a cargo de Andrea Dellal, irmã da estilista, o stylist assinado por Felipe Veloso, acessórios em prata por Guerreiro e os maiôs feitos por Lenny Niemeyer. Isso sem falar a locação, o luxuoso hotel Copacabana Palace.


 


Fonte: Terra


http://moda.terra.com.br/modacarioca/verao/2012/noticias/0,,OI5139855-EI17964,00-Estilista+defende+uso+de+couro+em+colecao.html