Dez dicas para comprar roupas pela internet sem ter dor de cabeça

O iG Moda preparou um dossiê para você não se perder na hora das compras virtuais e conversou com quem mais entende do assunto: os consumidores!


Febre na internet, os sites de compras têm ganhado espaço entre os consumidores que buscam coleções limitadas, preços exclusivos e tranquilidade na hora de escolher uma peça de roupa. De acordo com a consultoria e-bit, a venda eletrônica do setor fashion representou cerca de 5% do total das vendas pela web em 2010, ocupando a 6ª colocação na participação total do mercado virtual brasileiro. E a tendência é de que esse número aumente ainda mais, afinal, centenas de lojas têm investido na rede.


1. Saiba quais são as suas medidas
Para quem quer comprar roupas pela internet, o primeiro passo é saber quais são as medidas do corpo. Fita métrica na mão, confira as dicas da stylist Marcia Jorge para não errar na hora de fazer as suas anotações:

Busto
: passe a fita métrica sobre a auréola dos seios envolvendo-a no tórax
Cintura: meça um dedo acima do umbigo
Quadril: tire as medidas envolvendo a parte mais volumosa do bumbum com a fita
Braço: anote os valores do ombro ao dorso das mãos (dois dedos abaixo do punho)
Ombro: de ponta a ponta dos ombros.
Perna: do osso proeminente lateral do quadril ao calcanhar. Essa será a sua medida!

Além das medidas, se você deseja comprar em sites internacionais, é importante encontrar os
conversores de medidas de acordo com a região que está comprando. Segundo a stylist, se o seu objetivo não é uma roupa justíssima, não há muito com o que se preocupar. “Mesmo assim, prefira as peças mais fáceis de serem vestidas, como as malhas, os vestidinhos leves e as peças que tenham elastano. Se estiver de olho numa calça jeans, escolha as marcas que você já conhece e sabe que caem bem no seu corpo.”


2. Vá atrás de um ?modelo real?
Com o aumento das lojas virtuais que vendem roupas pela internet, alguns sites passaram a disponibilizar diversos serviços para ajudar o cliente na hora da compra. Um deles é mostrar as peças sendo usadas por modelos, o que facilita na hora de analisar o caimento do produto. A publicitária Luciene Sobreira, de 28 anos, tem grande parte de seu guarda-roupa adquirido por meio dos shoppings virtuais. No começo, comprava aleatoriamente, mas agora aprendeu a lição. “Antes eu não me preocupava com o tamanho e o tipo da peça e comprei várias coisas que não eram nada daquilo que estava no site. Agora gosto de ver no corpo de alguém e conferir se o acabamento está perfeito.”


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