Topo
Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Confira os vencedores da terceira edição do Fashion Mob, em SP
12 dez 2011

Confira os vencedores da terceira edição do Fashion Mob, em SP



Tatiana Sisti

Direto de São Paulo



O estilista Gilber Lopaka foi o grande vencedor da terceira edição do Fashion Mob, que aconteceu neste domingo (11) no centro da capital paulista. É o terceiro ano que ele participa do evento e apresentou uma coleção só com modelos negras, bastante ousada, com cartela de cores que variou entre prata, preto e azul.

As roupas mostraram fendas profundas e saias soltas. Lopaka foi premiado com R$ 5 mil, para produzir sua coleção, e além disso tem vaga garantida na próxima edição da Casa de Criadores, em 2012. No total do número de inscritos, 71 estilistas se apresentaram na categoria Moda, sete em Arte e 12 em Vídeo, totalizando 90 participantes.

Gilber é publicitário em Salvador e nunca estudou moda. Veio para São Paulo há quatro anos para viver do mundo fashion. “Larguei tudo para vir para cá. São Paulo é o lugar para começar tudo e aqui estou”, diz. O estilista começou a desenhar aos 18 anos e hoje, aos 28, tem lugar garantido na próxima edição da Casa de Criadores. Gilber já tinha participado das outras edições do evento e no primeiro ano teve uma foto publicada no livro História da Moda no Brasil, de João Braga. “O Fashion Mob foi minha vitrine e agora quero seguir meu caminho, criar minha própria marca”, conta.

Ele é fã de alta-costura e foi exatamente o que apresentou na passarela de asfalto. “A minha inspiração na verdade foi algo para o inverno. Usei bastante tafetá, sedas importadas e tecidos brilhantes. Gosto de usar metros de panos em um look só”, detalha o estilista, que escolheu modelos negras para que o brilho prateado da roupa se destacasse ainda mais.

Carla Maria de Sousa e Jorge Feitosa ficaram com segundo e terceiro lugar, respectivamente. Quem levou o prêmio na categoria Arte foi Michele Pavão, que irá expor suas obras no lounge da Casa de Criadores, assim como o vencedor da categoria Vídeo, Ricardo Zauza.

O Fashion Mob terminou com o show gratuito da cantora Karina Buhr.

O desfile
Na passarela ao ar livre, no Boulevard São João, em São Paulo, estiveram presentes desde coleções mais casuais até as mais exóticas. As longas passadas da modelos, em muitos dos desfiles, foram substituídas por pessoas “comuns”, que fogem do estereótipo de beleza do mundo fashion.

Os estilistas apostaram em transparência, moda de acessórios, cortes de alfaiataria, brilho, peças metálicas, simetricas e assimétricas. As gordinhas também tiveram vez. Modelos plus size desfilaram com direito a música agitada, sorriso no rosto, danças e gritos animados.

O júri foi composto por nomes conhecidos do mundo da moda como o estilista Dudu Bertolini, Erika Palomino, Lilian Pacce, Marcos Costa e Nina Lemos. As pessoas que passavam nas ruas puderam acompanhar de pertinho todo o desfile.

Saiba mais sobre o evento
Em sua terceira edição, o Fashion Mob é uma iniciativa da Casa de Criadores. Nesta edição, a passeata fashion teve início na Praça do Patriarca e migrou em direção ao Boulevard São João, no centro da capital paulista. No local, reuniram-se estilistas, fashionistas e interessados no mundo da moda.

A caminhada também serve como vitrine para estilistas de todo o País, que vieram mostrar o seu trabalho e participar de um concurso que elegerá vencedores em três categorias: moda, arte e vídeo. O evento é gratuito e tem o objetivo de revelar novos talentos da moda brasileira.