Topo
Sindivestuário / Matérias  / Confiança do consumidor em outubro é a maior desde 2011, diz CNI
1 nov 2012

Confiança do consumidor em outubro é a maior desde 2011, diz CNI

BRASÍLIA – O Índice de Expectativa do Consumidor (Inec) apresentou alta de 2,8% em outubro e atingiu 116,4 pontos, maior nível desde janeiro de 2011, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Durante todo o terceiro trimestre o índice ficou estável em 113 pontos. Na comparação com outubro do ano passado a confiança subiu 3,1%.

De acordo com a CNI, a maioria dos componentes do Inec apresentou melhora no mês. O destaque ficou com o índice de expectativa de evolução do desemprego, que subiu 9,1% na comparação mensal. Quanto maior o índice, menor a expectativa de perda da ocupação.

Mais um item da pesquisa que chamou atenção foi a queda acentuada – de 7,4% – no número de entrevistados que reportou endividamento menor. O resultado é o melhor desde fevereiro de 2011.

Também foi captada melhora na percepção com relação à inflação. Depois de quatro meses seguidos de piora, o indicador subiu 5,5% em outubro com relação a setembro. A perspectiva de inflação para os próximos seis meses também está melhor agora do que em outubro do ano passado.

Os indicadores de situação financeira e evolução da renda ficaram praticamente estáveis na passagem de setembro para outubro, mas superam o patamar registrado um ano antes.

Tal expectativa com relação à renda condiz com outro indicador da pesquisa, que mede a expectativa de gastos com bens de maior valor, como móveis e eletrodomésticos. Esse índice recuou 1% em outubro na comparação com setembro, mas segue acima do observado em outubro do ano passado.

(Eduardo Campos | Valor)

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.