A busca pela simplicidade elaborada

As tendências sazonais começam a dar lugar a uma maior consistência em relação aos valores. O pano de fundo para essas mudanças em relação ao consumo e ao consumidor, é decorrência da crise financeira global e das catástrofes naturais, onde a qualidade, a longevidade, a sustentabilidade e principalmente a satisfação relacionada à compra se tornam mais importantes do que o consumo por si só. No entanto, a tecnologia está diretamente vinculada e, quando falamos de força emocional e tradição do artesanal, a funcionalidade e a inovação simbolizam essa justaposição.Misturar e combinar.

Transformar algo antigo ? não no sentido de velho e sim de algo que traz uma memória – em novo, combinando cores, padrões, global e local, influências étnicas de todo o mundo, integrando-se para resultar em novas criações, estampas e tecidos. Ao mesmo tempo tudo, deve ser simples e, no entanto, elaborado. O convite à compra se expressa em produtos puros, modestos, mas de alguma maneira sofisticados em sua concepção. O exagero está sendo substituído em função desse desejo.


Essa hibridização é caótica e poética ao mesmo tempo, criando de maneira expressiva o patrimônio cultural, o artesanato local, um saudosismo versus a modernidade. Os têxteis devem transmitir essas sensações: conforto, pureza, autenticidade, atemporalidade, com pitadas de nostalgia e sempre aliados à tecnologia, sem perder a sofisticação. A busca por essa simplicidade elaborada e um estilo de vida prezando a sustentabilidade, signifi


ca estarmos em harmonia com a natureza, mais do que nunca, fazendo crescer um novo olhar orgânico, captando-a em todas as suas formas e sensações, da maneira mais pura e simples. O artesanal, no resgate de habilidades e conhecimentos esquecidos; o global, trazendo toda a essência dos povos; a estética da natureza em sua organicidade; nos traz conceitos que nos fazem pensar que na verdade esse novo design que procuramos está arraigado em nossas memórias: ancestrais, atuais ou futuras, mas dentro de nós.


OBS: Criadores relacionados: Céline, Chloé, Marithé François Girbaud, Jil Sander, Agnès B e Agnès Homme, Dolce Gabanna, Paul Smith.


 


Fonte: Textilia


http://www.textilia.net/materias/ler/moda/moda-marketing/a_busca_pela_simplicidade_elaborada

Leia também