Topo
Sindivestuário / Matérias  / VITÓRIA DOS SINDICATOS DO VESTUÁRIO DE SÃO PAULO
22 mar 2013

VITÓRIA DOS SINDICATOS DO VESTUÁRIO DE SÃO PAULO

 VITÓRIA DOS SINDICATOS DO VESTUÁRIO DE SÃO PAULO
DECISÃO FAVORÁVEL QUE BENEFICIA A TODOS OS ASSOCIADOS

Em razão da alteração do ICMS que em operações interestaduais de bens e mercadorias com conteúdo igual ou superior a 40% passou a ser exigida a alíquota de 4% (até 31/12/2012 era de 7% ou 12%), acarretando impacto significativo no custo das empresas, os SINDICATOS DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO, ingressaram com medidas judiciais visando a declaração de inconstitucionalidade da Resolução do Senado Federal nº 13, e a liberação da obrigatoriedade de o contribuinte informar na Nota Fiscal, o custo dos insumos por ele importados, o que fere o princípio constitucional da livre concorrência.

Nesse sentido, foram ajuizadas duas medidas judiciais:
I ? para ver declarada a inconstitucionalidade da Resolução 13/2012 do Senado Federal;
II ? para que as empresas associadas não fossem obrigadas a declarar na Nota Fiscal o valor do insumo importado, o número do controle da FCI e o Conteúdo de Importação expresso percentualmente.

No segundo caso, foi impetrado Mandado de Segurança contra ato praticado pelo Coordenador da Administração Tributária, e o Juiz da 14ª Vara da Fazenda Pública CONCEDEU A LIMINAR PLEITEADA PARA DESOBRIGAR AS INDÚSTRIAS DE COONFECÇÃO DO VESTUÁRIO ASSOCIADAS ÀS ENTIDADES PATRONAIS DE CUMPRIREM AS EXIGÊNCIAS QUANTO AS INFORMAÇÕES NA NOTA FISCAL.

Como é de conhecimento, a LIMINAR pode ser revogada a qualquer tempo, mas no caso específico não trará nenhum ônus financeiro futuro às empresas, por tratar-se de obrigação acessória e, não de tributo.

Para maiores esclarecimentos, entre em contato com o Depto. Jurídico dos Sindicatos do Vestuário, fones: 3889.2277, e-mail:juridico@sindicatosp.com.br.

Maria Thereza Pugliesi
Depto. Jurídico