Evento vai ocorrer de 23 a 25 de agosto na Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Entre os dias 23 e 25 de agosto, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, na zona leste da capital, sediará a primeira edição da USPiTec ? Feira USP de Inovação & Empreendedorismo, com o tema Inovação com responsabilidade social.
O evento, idealizado pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos da USP, e organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e a Agência USP de Inovação, quer ampliar o acesso de profissionais e do público em geral à inovação tecnológica produzida na universidade, bem como estimular as trocas de experiências e novas parcerias e possibilidades científicas.
Os projetos de pesquisa serão expostos através de estandes, conferências e workshops. A opção pela EACH como sede atende a duas finalidades principais: tornar o câmpus, inaugurado em 2005, mais valorizado e conhecido pela população e, por abrigar a graduação de bacharelado em Têxtil e Moda, também se alinhar com a proposta de um dos mais importantes eventos apresentados na feira, o workshop Tecendo a Inovação, que contará com diversas palestras voltadas às novas tecnologias presentes no ramo da fabricação têxtil, incluindo nanotecnologia, e apresentações como a da Associação Brasileira da Indústria Têxtil.
Alexandre Lima, responsável pela organização geral da USPiTec, identifica outro público-alvo do evento: ?É essencial recebermos também os jovens, alunos de ensino médio e técnico, que venham ver o que os nossos estudantes realizam, e se sintam estimulados à pesquisa de trabalhos novos e empreendedores.?
No entanto, Alexandre sabe que esta não é uma tarefa fácil. ?Quando citamos para um adolescente uma feira ligada às ciências, normalmente ele não se interessa tanto, razão pela qual nos esforçamos para promover atrações mais chamativas para esta faixa etária.?
Entre estas, estão algumas da Estação Ciência da USP, o Show da Física, mostrado pelos alunos do Instituto de Física e o de Ótica, do Instituto de Física de São Carlos, mas principalmente a participação do grupo Warthog Robotics, formado por alunos da Escola de Engenharia de São Carlos, que durante os três dias realizará partidas de futebol entre robôs.
Daniela Maia, que cuida da organização dos expositores do evento, reforçou que a própria feira em si é inovadora. ?A ideia não é apresentar as unidades, como a ?USP e as Profissões?, ocorrida no início de agosto, nem uma apresentação de experimentos científicos, u