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17 abr 2015

SPFW realiza diversas atividades em comemoração aos seus 20 anos

A São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece entre 13 e 17 de abril, no Parque Cândido Portinari, na capital paulista, celebra 20 anos de existência com diversas atividades. Nesta 39ª edição, a semana de moda traz os lançamentos de 39 marcas para a temporada de Verão 2016. O diretor criativo do evento, Paulo Borges, investe no diálogo das pessoas como um norteamento para a SPFW. “O fazer é otimista, posiciona, reforça identidade, dignifica. Vamos falar das pessoas. O poder das pessoas está no fazer, nos elos que se constroem a partir destas relações. É a moda cada vez mais humanizada”, disse.

Sonhando Acordado

Como parte das celebrações dos 20 anos ao longo de 2015, o evento traz a exposição “Sonhando Acordado”, que homenageia encontros que marcaram momentos importantes do calendário de moda. Nas fotografias de Bob Wolfenson, estilistas e modelos aparecem ao lado de artistas, músicos, stylists em cenas que fazem alusão às conexões de inspiração, amizade e criação que o SPFW promove a cada edição. A mostra tem o apoio da mmartan. “Para a mmartan é um prazer compartilhar esse sonho no ano em que completamos 30 anos e o São Paulo Fashion Week celebra duas décadas de muitas histórias,” comemora Gabriela Rodrigues, diretora de marketing.

Mostra Contemporânea de Moda Africana

A temporada marca uma parceria inédita do SPFW com o Museu Afro Brasil que inaugura a mostra Africa Africans Moda e apresenta o trabalho de cinco estilistas africanos: Palesa Mokubung (África do Sul); Amaka “Maki” Osakwe (Nigéria); Jamil Walji (Quênia); Xuly Bët (Mali) e Imane Ayissi (Camarões). O desfile integra o projeto Africa Africans, que traça um panorama sobre a criação visual contemporânea do continente por meio da vinda de obras de artistas de diversos países africanos.

Renda-se

Vários designers e marcas uniram-se a diferentes comunidades de rendeiras de estados brasileiros e criaram peças especiais para a exposição “RENDA-SE”, organizada pela curadora de artesanato e arte popular, Renata Mellão, em parceria com o estilista Dudu Bertholini, para o Museu A CASA. O projeto faz parte da agenda oficial do SPFW e está em sintonia com a campanha Amo Moda Amo Brasil, que destaca a importância da cadeia produtiva e criativa da moda e reforça a identidade brasileira a partir de pilares como o algodão, o denim, a moda praia e os saberes e fazeres tradicionais do craft/artesanal.

Moda e Esporte

Em ação envolvendo Paulo Borges, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e atletas brasileiros foram escolhidas as estilistas Carolina Gold e Pitty Taliani, da marca Amapô, para desenhar os uniformes da delegação brasileira para as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Toronto 2015.

Empreendedorismo na Moda

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inserir pequenos negócios no mercado de alto valor agregado da moda, o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) firmaram o convênio “Contextualizar na Moda II”.

Desta forma, o SPFW recebe 150 empresários e gestores técnicos do Sebrae de todo o Brasil para uma imersão no evento que envolve visitas ao backstage de desfiles, encontros com especialistas em comportamento de consumo e tendências e diretores e presidentes de grandes grupos de varejo de moda.

O convênio viabiliza ainda a participação de 16 micro e pequenas empresas de nove estados brasileiros em uma experiência de varejo por meio da FFWSHOP – loja pop up de design e acessórios do SPFW . Entre as marcas selecionadas, nove fazem sua estreia: Marchetaria do Acre (AC); Bruna Bert (AL); Native (AM); Carola (PI); Vale da Seda (PR); Ame Bijoux e Escudeiro (RJ); Dog Club (SC) e Rosi Zanon (SP). Entre as que retornam, estão: Rita Prossi (AM), Nathalia Tolentino (GO), Liverpool e Laura Pereira (SC); Palone Design (RN), MUV e Miwa (DF).

Fonte: ABIT