Sindivestuário / Matérias  / Sonegação no Brasil chega a 24% – Campanha propõe reduzir impostos e a sonegação
11 jun 2013

O Siniprofaz – Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional – divulgou nesta quarta (5), o estudo “Sonegação no Brasil – uma estimativa” que traz dados alarmantes: das arrecadações federais pesquisadas até 2011, as taxas de sonegação estimadas, como proporção do total arrecadado, seriam: do IPI, 33%; do IR, 30%; da Contribuição Previdenciária 28%, do IOF, 17%. Na média de todos os tributos nacionais, uma sonegação de 24% , ou seja, quase um quarto de toda a receita fiscal, ou cerca de R$ 350 bilhões a valores.

Segundo o Siniprofaz, os brasileiros pagam demais porque muitos não pagam, As alíquotas são altas para compensar. O Sindicato ainda afirma que a carga tributária poderia ser reduzida sem prejuízo da arrecadação. É, sem dúvida uma surpreendente declaração haja vista a fonte ser de profissionais da Fazenda Nacional.Uma Campanha para reduzir os impostos e, por consequência, a sonegação, também foi lançada nesta quarta na internet. O site www.assinabrasil.org quer captar 1,5 milhão de assinaturas a favor da proposta de simplificar os impostos, reunindo várias tarifas, e começar a reduzir a carga aos poucos, como sugere o Sinprofaz em seu Estudo. A Abit incentiva os empresários a acessarem o site e assinarem a favor.

Abit