Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Minas Trend Preview antecipa tendências de inverno
26 out 2011

Minas Trend Preview antecipa tendências de inverno

Michelle Achkar

O inverno já está chegando. Pelo menos em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 29 de outubro, quando acontece a edição Inverno 2012 do Minas Trend Preview. O tema da 9ª edição é “Inspiração”. “Escolhemos algo tão simples, mas ao mesmo tão complexo. Estamos falando em uma vontade de respirar diferente, de contar uma velha história de maneira nova”, disse o estilista Ronaldo Fraga, diretor artístico do evento. “Queremos levar em cada peça o que é intangível. Nosso desejo é vender mais do que roupa, e sim, vender um estado, um país.”

Para o desfile oficial de abertura, nesta terça-feira, 30 marcas apresentam, sob a curadoria do estilista Ronaldo Fraga, suas propostas para o tema. O evento, que tradicionalmente inaugura os lançamentos da próxima temporada na moda, contará com os lançamentos de 261 marcas, entre 21 desfiles e as 240 empresas que integram o salão de negócios. Entre as marcas estreantes estão o designer de calçados Fernando Pires, o estilista Vitor Zerbinato e a marca E. Store.

Pires preparou uma coleção com modelos dramáticos, de saltos altíssimos e materiais como renda, e também apresenta no evento sua segunda linha, a Fernando Pires Chic, com preços mais acessíveis.

A coleção de Vitor Zerbinato foi batizada de Wild Chic e traz vários elementos que remetem à palavra “selvagem”, desde a caça, deuses e o cantor Ney Matogrosso, na visão dele. Além de estampas de animais, entre felinos e pássaros, ele aposta na combinação de tule com couro e cria peças volumosas com plumas e penas. Eduardo Amarante assina a coleção da E.Store, que também estreia nas passarelas do evento, que faz referência ao minimalismo, ao rock e à moda urbana chique.

A marca Patogê aposta na cartela de tons vermelhos para a temporada inverno 2012

Preciosidades
Entre as empresas que participam do Salão de Negócios, a Arte Sacra, especializada em moda festa, lança coleção com o tema “Preciosidades Mineiras”, com tecidos inspirados na beleza da textura das rochas e no brilho dos metais preciosos. Formas geométricas, baseadas na lapidação de pedras, foram a base de criação de estampas.

Já a grife mineira de calçados Príncipe Verde apresenta peças com referências nos mistérios e encantos da Mata Atlântica brasileira. Botas, sapatilhas e oxfords ganham detalhes inusitados, como aplicações de metais, principalmente fivelas e ilhoses, e amarrações com tiras, de todas as espessuras, que surgem transpassadas.

Palestras
Entre as palestras, destaca-se a vinda do diretor geral do Première Vision e Première Brasil, Jacques Brunel, que integra uma mesa redonda no dia 26, sob o tema “Um olhar sobre a cadeia têxtil e de moda a partir de uma experiência mundial e brasileira”, com intuito de estabelecer os paralelos e os diferenciais da atuação nas cadeias têxtil e de moda nacional e internacional.

Modelo trans
A 9ª edição do Minas Trend Preview, que começa em Belo Horizonte (MG) nesta terça-feira (25), trará uma novidade nas passarelas: a estreia da modelo transgênera Carol Marra, que participará dos desfiles de Ronaldo Fraga, Chicletes com Guaraná e Fernando Pires.

Confundida com Lea T durante a semana de moda carioca, Carol foi descoberta pela revista RG e decidiu abandonar a carreira de jornalista para seguir os passos de Lea T e do modelo sérvio Andrej Pejic. “Ser homem ou mulher é mero de