Sindivestuário / Matérias  / IPC-S sobe 0,38% na segunda semana de novembro, aponta FGV
16 nov 2011

IPC-S sobe 0,38% na segunda semana de novembro, aponta FGV

SÃO PAULO – O Índice de Preços ao Consumidor ? Semanal (IPC-S) subiu 0,38% na segunda semana de novembro, taxa 0,04 ponto percentual (p.p.) acima da registrada na apuração anterior, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Na atual divulgação, quatro das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram aceleração de preços, sendo o principal destaque o grupo alimentação, que passou de alta de 0,34% para avanço de 0,42% entre a leitura atual e a anterior. Nesta classe de despesa, o item que mais contribuiu para este movimento foi hortaliças e legumes, que passou de queda de 0,55% para alta de 1,56% no intervalo.

Também registraram aceleração de preços, entre a leitura atual e a anterior do IPC-S, os grupos habitação, de alta de 0,45% para aumento de 0,51%, saúde e cuidados pessoais foi de aumento de 0,33% para crescimento de 0,41%, e educação, leitura e recreação, que passou de alta de 0,42% para aumento de 0,47%.

Em contrapartida, desaceleraram os preços nos grupos vestuário, que foi de alta de 0,87% para crescimento de 0,64%, e transportes, que passou de recuo de 0,06% para queda de 0,09%, entre a leitura atual e anterior do índice.

O grupo despesas diversas repetiu a alta apurada na última divulgação, de 0,11%. Os destaques no sentido ascendente e descendente foram, respectivamente, cerveja, que foi de queda de 0,17% para avanço de 0,45%, e alimento para animais domésticos, que foi de alta de 0,30% para queda de 0,35%.

A próxima apuração do IPC-S, com dados coletados até o dia 22.11.2011, será divulgada no dia 23.11.2011.

(Valor)