Gucci acusa Guess de infringir registro de logotipo

SÃO PAULO – A grife de vestuário e acessórios Gucci disse hoje, a um juiz federal, que produtos da marca Guess infringem o registro de uso do seu logotipo.  Em 2009, a Gucci processou Guess por vender produtos, em lojas físicas e virtuais, com desenhos de marca que são “estudadas imitações [de produtos] Gucci.” 

De acordo com registros judiciais da Gucci, o logotipo inclui listra verde e vermelha e um padrão de diamante com repetição de “intertravamento” da letra G.


A juíza Shira Scheindlin começou hoje, em Manhattan,  um julgamento sem júri sobre a reclamação da Gucci. O julgamento deve durar pelo menos duas semanas. 


“Trata-se de um sistema enorme e complicado para derrubar os projetos mais conhecidos e icônicos da Gucci”, disse Louis Ederer, advogado da Gucci.


A empresa alega que há US$ 221 milhões em produtos Guess violando o design da Gucci. 


A Guess diz que a Gucci não conseguiu provar que os consumidores estão sendo enganados. Em seu discurso de abertura, Daniel Petrocelli, advogado da Guess, disse que de 1.495 produtos reclamados pela Gucci , 99% “nunca poderia ser confundida com a Gucci.” 


“Se havia um esquema, ele falhou miseravelmente”, disse Petrocelli.


A Gucci briga por indenização de US$ 124 milhões, por danos materiais e outros, de acordo com documentos judiciais. Na lista de réus também estão a Marc Fisher Footwear,  a Max Leather Group e a Swank.


(Bloomberg)

Leia também