Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Empresários brasileiros sinalizam queda no otimismo na indústria
18 fev 2011

Empresários brasileiros sinalizam queda no otimismo na indústria

Confiança de empresariado está menor do que em fevereiro de 2010, segundo levantamento da CNI.

Pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta quinta-feira sinaliza que os empresários brasileiros da indústria estão menos otimistas do que há um ano.

No índice calculado pela confederação, a confiança do empresariado caiu 6 pontos em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês em 2010 (de 67,8 pontos para 61,8).

A queda foi observada em todos os portes de empresa, principalmente na região Sul do país.

Para o economista Marcelo Azevedo, da CNI, o resultado é motivado pelo esfriamento da atividade econômica nos últimos meses.

“Em fevereiro do ano passado, a indústria estava em um momento muito bom”, disse o economista, segundo comunicado divulgado pela entidade.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) oscila entre zero e cem pontos, sendo que percepções acima de 50 pontos indicam que os empresários estão confiantes. Ou seja, apesar da queda em fevereiro, a pesquisa mostra que o empresariado continua confiante.

Segundo a CNI, o índice de 61,8 também está 2,1 pontos acima da média histórica.

A pesquisa foi feita entre 31 de janeiro e 14 de fevereiro, com 1.839 empresas, de pequeno, médio e grande porte. BBC Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Fonte: Estado de São Paulo