Sindivestuário / Matérias  / Interior supera Grande São Paulo e vira maior mercado consumidor do País
31 jul 2012

Interior supera Grande São Paulo e vira maior mercado consumidor do País

Consumo dos domicílios do interior chega neste ano a 50,2% do total do Estado seguindo tendência de desconcentração do crescimento

MÁRCIA DE CHIARA – O Estado de S.Paulo

O interior do Estado de São Paulo ultrapassou neste ano a Região Metropolitana de São Paulo e ganhou o posto de maior mercado consumidor do País. Esse resultado consolida a tendência de desconcentração do crescimento econômico observada nos últimos cinco anos, com a perda de participação das capitais dos Estados no consumo total das famílias brasileiras.

O consumo dos domicílios das cidades do interior paulista neste ano deve somar R$ 382,3 bilhões, ou 50,2% do total do Estado de São Paulo. Já a Região Metropolitana de São Paulo, que inclui a capital e 38 municípios, vai movimentar R$ 379,1 bilhões ou 49,8% do total gasto com alimentação, habitação, transporte, saúde, vestuário e educação, revela estudo da IPC Marketing.

A consultoria, especializada em mapear o potencial de consumo dos lares brasileiros, projeta essas cifras com base nas contas nacionais e na estrutura de gastos da população medida pelo IBGE. Os dados são cruzados com informações paralelas, de outras fontes de pesquisa.

“Realmente esse é um fato inédito: o interior paulista, que era o segundo maior mercado consumidor do País, ter ultrapassado a Região Metropolitana de São Paulo no âmbito do consumo das famílias”, afirma Marcos Pazzini, diretor de IPC Marketing e responsável pelo estudo.

Segundo ele, o movimento do avanço do interior paulista não é um caso isolado. As capitais de todos os Estados têm perdido ao longo dos últimos anos participação no consumo brasileiro. Dez anos atrás, 36,7% do consumo das famílias estava nas 27 capitais. Em 2007, essa participação caiu para 33,1% e, neste ano, recuou para 32,4%.

Custo menor. Ele argumenta que um dos fatores que desencadearam essa mudança de perfil de concentração de gastos é a migração de empresas. Preocupadas em reduzir os custos de produção, as companhias deslocam fábricas para cidades do interior.

Esse é o caso da Prado Alumínio, fabricante de esquadrias de alumínio, que acaba de se mudar do bairro do Butantã, na capital, para Iperó. Duilio Ishao Okudaira, diretor comercial da empresa, conta que decidiu sair da capital por causa dos custos elevados, especialmente de transporte dos empregados. Ele ressalta que a empresa, interessada em mais que dobrar a sua capacidade de produção, de 40 toneladas para 90 toneladas por mês, não encontrava uma área do tamanho necessário para construir a nova fábrica. Foi no município de Iperó que o empresário achou um terreno ideal, onde investiu R$ 10 milhões.

Próximo dos fornecedore