Topo
Sindivestuário / Destaque  / Comércio varejista – Outubro – 2017
14 dez 2017

Comércio varejista – Outubro – 2017

Comércio varejista – Outubro – 2017

A Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE revela que outubro/17 confirma a recuperação das vendas no setor de tecidos, vestuário e calçados, no Brasil e em São Paulo também.

Em termos nacionais, as vendas do setor cresceram 7,6% no acumulado do ano entre janeiro e outubro. Enquanto isso, o resultado dos últimos 12 meses registra alta de 3,3%. Ademais, o próprio mês de outubro de 2017, frente ao mesmo mês de 2016, teve uma elevação nas vendas de 4,7%.
Do ponto de vista do comércio varejista de tecidos, vestuário e calçados do Estado de São Paulo, a pesquisa trouxe números ainda melhores. Está na casa dos 10% o crescimento acumulado no ano e no indicador de comparação mensal. Em relação ao acumulado de 12 meses, as vendas subiram 4,9%, frente aos 12 meses imediatamente anteriores.
Importante notar, todos os comparativos estão acima das projeções de crescimento da própria economia nesse ano [algo como 1% de alta do PIB], o que demonstra que o varejo está atuando como vetor acelerador da recuperação da atividade econômica.
Em suma, nesse nível de crescimento das vendas do comércio, a produção industrial já sente os efeitos, embora não na mesma proporção, pois a importação de vestuário também registra forte alta nos volumes (51% entre jan/nov de 2017). Assim, as notícias da economia real no final do ano que se encerra renovam a expectativa de dias melhores em 2018. É o que desejamos, de fato!