Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Abit lança no Inspiramais Verão 2015 o Projeto +Estampa
9 dez 2013

Abit lança no Inspiramais Verão 2015 o Projeto +Estampa

O Inspiramais Verão 2015 – 9º Salão de Design e Inovação de Componentes, que será realizado nos dias 14 e 15 de janeiro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), contará nesta edição com um novo projeto. O +Estampa visa incentivar o desenvolvimento de produtos para o setor de confecção, criando uma oferta ampla e qualificada, culminando com a apresentação de 36 estampas, de seis diferentes estamparias. “A ideia é que os clientes da indústria de componentes não dependam exclusivamente da demanda do mercado. Queremos proporcionar a eles o acesso a produtos diferenciados”, sublinha William Marcelo Nicolau, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), promotora do evento.

Ainda calouro no Inspiramais, o projeto +Estampa conta com a participação de 6 empresas, a 02 Gatos do Rio de Janeiro/RJ, Caju Collective de New York (EUA), Natural Cotton Color de João Pessoa/PB, Rebeca Duarte de Vila Velha/ES e as empresas Capim Puro e Karin Feller, ambas de São Paulo.

O Projeto é realizado pela Assintecal e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e conta com o apoio do Sebrae Nacional, Agência Brasileira de Apoio às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).

Evento apresenta produtos inéditos
Além da novidade, o evento apresentará as inspirações para o Verão 2015 através da exposição das empresas de componentes dos setores de couro, calçados, artefatos e setor têxtil. Trata-se do lançamento oficial dos materiais e produtos trabalhados pela indústria durante um semestre através do Fórum de Inspirações. Este é também o momento em que os clientes da indústria de moda têm o primeiro contato com as novidades para a próxima estação. “O Inspiramais já faz parte do calendário nacional dos eventos de moda, sendo que o diferencial é a apresentação de produtos inéditos e exclusivos”, destaca o presidente da Assintecal.

Projetos incentivam o design nacional
Além da apresentação da pesquisa do Verão 2015 e de um preview do couro Inverno 2015, os participantes do Inspiramais terão contato direto com diversos projetos que incentivam o design brasileiro. O Fórum de Inspirações apresentará a exposição de 600 materiais focados no Verão 2015, enquanto o Inovamais mantém seu direcionamento no segmento esportivo, trazendo novidades em moda, oficinas e seminário aberto ao público. A sustentabilidade na moda também entra em pauta com o Mix by Brasil, que reúne as empresas que mesclam artesanato e design para exporem seus produtos. O projeto Referências Brasileiras, por sua vez, promove a exposição de protótipos artesanais que representam elementos com identidade baseada na cultura nacional. Também poderá ser conferido o Preview do Couro do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com a exposição de peles para o Inverno 2015.

Sobre a Assintecal
A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) conta com três décadas de atuação constante em prol do setor, agindo diretamente na defesa de seus interesses através de várias frentes. Seu trabalho é reconhecido pela força no diálogo com todas as esferas de governo, pela consolidação do mercado internacional e pela disseminação do conteúdo de moda, que inclui o desenvolvimento de produtos. A entidade conta com 330 associados, mas responde por um setor que congrega 2.785 empresas. A associação está sediada em Novo Hamburgo (RS), centro do polo considerado o maior cluster calçadista do mundo, e conta com escritórios regionais em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), São Paulo (SP), Birigui (SP), Franca (SP) e Jau (SP).

Sobre o CICB:
O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é uma pessoa jurídica de direito privado, criada sob a forma de Associação sem fins lucrativos tendo sido fundada em 1957 na cidade do Rio de Janeiro por iniciativa de Paulo Zimmermann, seu primeiro presidente, liderando um grupo dos mais importantes indústrias do setor de curtumes brasileiro. Naquela época a fundação do CICB como entidade privada foi um ato de pioneirismo no cenário das indústrias do país.

Desde o início, o CICB agiu como centralizador dos interesses de todos os curtumes brasileiros independente da localização, tamanho ou especialização. Defender e promover o couro em todos os sentidos, o aprimoramento da sua matéria-prima, a modernização e ampliação do parque industrial era o leme das ações do CICB, já nos anos 50/60, quando parte considerável dos couros brasileiros era exportada em estado cru, salgado ou seco. O CICB, entidade oficial representativa do setor, defende com sucesso, desde sua criação, a industrialização do couro com agregação de valor, junto às autoridades governamentais brasileiras.

Autor/Fonte: Assessoria Assintecal – Maquinário