Sindivestuário / Matérias  / Soluções ensinam a lidar melhor com a burocracia
28 mar 2013

Soluções ensinam a lidar melhor com a burocracia

A burocracia envolvida nos processos de comércio exterior inspirou a criação de ferramentas específicas por fornecedores de Tecnologia de Informação.

Um deles é a Sonda, que desenvolveu o aplicativo pw.CE. Integrado ao software de gestão ERP da SAP, permite a administração de todo o processo, incluindo as rotinas de exportação, importação, câmbio, draw back e do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv), o sistema informatizado desenvolvido em conjunto pela Secretaria da Receita Federal e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). “O software interage com o sistema de gestão e permite a criação e a visualização de cenários”, aponta o diretor comercial da unidade aplicativos da Sonda, Danilo Mioto.

A solução foi lançada em 1999, mas passa por atualizações indicadas por um grupo de usuários na medida das novidades introduzidas pelos órgãos públicos.

O Siscoserv, por exemplo, nasceu no ano passado para medir, em tempo real, o comércio internacional de serviços, como os de engenharia, manutenção, consertos e reparos.

É semelhante ao Sistema Integrado do Comércio Exterior (Siscomex), que foi criado em 1993 e atualizado para a internet em 2010, a partir da criação do módulo Exportação Web (Novoex), que eliminou a necessidade de programas adicionais de conexão como VPN ou Frame Relay.

A Bysoft especializou-se nesta área. Oferece soluções como o i-Trade Export, que atende as empresas exportadoras e tradings, e o i-Broker Export, para operadores logísticos.

“São facilitadores que respondem por toda a parte documental, de conversão de câmbio, de fatura, etc”, enumera a diretora executiva Edneia Moura Chebabi. Um dos clientes da Bysoft é a Tito Global Trading Services, empresa gaúcha nascida em 1935 e que hoje fornece serviços em logística internacional e em comércio exterior.

Com matriz em Uruguaiana (RS) e mais uma dezena de unidades, 400 funcionários e 3 mil cl

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.