Sindivestuário / Destaque  / Sindicatos empresariais e de trabalhadores têxteis e do vestuário se reúnem com Governador para tratar de produtividade em SP
31 maio 2019

O Presidente do Sindivestuário, Ronald Masijah, integrou a comitiva de dirigentes dos sindicatos de empresas e de trabalhadores dos setores têxtil e do vestuário de São Paulo, que foi recebida dia 29/05, pelo Governador João Dória.

O grupo de trabalho apresentou um documento apontados aspectos para aumento da produtividade e, consequentemente, geração de empregos nas confecções paulistas. O tripé de ações está baseado no enfrentamento à chamada da guerra fiscal, combate à informalidade e na redução nos custos de energia, entre outros.

Com relação à chamada guerra fiscal, foi discutida sistemática a ser apreciada conjuntamente entre o governo, empresas e trabalhadores, para que se avaliem os impactos.

Dentre as questões práticas estão: o crédito outorgado de ICMS para insumos ainda não contemplados e o uso de créditos acumulados do ICMS, com a finalidade da desburocratização e consequente facilitação para o pagamento de fornecedores.

Outro tema de extrema relevância tratado com o Governador Dória foi o combate à informalidade, no sentido de se adotar uma política consistente e integrada entre os Estados para extinguir esse problema que afeta sobremaneira o setor de confecções.

Foi abordado também a redução dos custos de produção. Concordam governo, empresários e trabalhadores que somente assim a cadeia produtiva têxtil e do vestuário paulista se torna competitiva no mercado brasileiro e internacional.

Ao final da reunião, foi montado um grupo de trabalho entre os sindicatos e o governo para aprofundamento do estudo destes pontos.