Sindivestuário / Matérias  / Semiduráveis e não duráveis puxam emprego na indústria paulista
30 nov 2012

Semiduráveis e não duráveis puxam emprego na indústria paulista

SÃO PAULO – Os setores de não duráveis e semiduráveis puxaram a geração de vagas na indústria paulista entre setembro e outubro, de acordo com o coordenador de análise da Fundação Estadual de Análise de Dados (Seade), Alexandre Loloian. No mês passado o setor criou 54 mil postos de trabalho, elevando seu nível de ocupação em 3,2%, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese), em parceria com a Fundação Estadual de Análise de Dados (Seade).

Embora o estudo não detalhe o desempenho de cada um dos diversos setores industriais, Loloian destaca que o nível de emprego no ramo de metal-mecânica, que engloba segmentos como automóveis, linha branca e eletrônicos, cresceu apenas 0,6% no mês passado, ficando bastante abaixo da alta média da indústria, que foi de 3,2% em outubro, na comparação com o mês anterior.

?Isso nos faz concluir que outros setores, como vestuário, calçados, alimentos e bebidas, foram os que mais contrataram entre setembro e outubro. Esses setores fabricam produtos de baixo valor e consumo recorrente?, observa Loloian.

Segundo ele, as empresas estão sendo demandadas pelo comércio, devido às festas de fim de ano, e por isso estão reforçando seus quadros de funcionários. Diante deste cenário, Loloian não descarta a possibilidade de dispensa desses trabalhadores após a virada do ano.

As 54 mil vagas abertas nas indústrias paulistas entre setembro e outubro representaram 73% dos postos de trabalho criados no setor no conjunto das sete regiões avaliadas pelo Dieese/Seade para a PED no período. Ao todo, a indústria nessas regiões gerou 74 mil empregos, elevando em 2,5% seu nível de ocupação. Em todas as regiões pesquisadas houve contratações na indústria entre setembro e outubro.

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.