Topo
Sindivestuário / Matérias  / Produção industrial sobe em 7 de 14 locais em outubro, diz IBGE
7 dez 2012

Produção industrial sobe em 7 de 14 locais em outubro, diz IBGE

SÃO PAULO – A produção industrial brasileira aumentou em sete dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outubro e setembro, descontadas as influências sazonais. Em São Paulo, Estado de maior peso nessa atividade, a produção aumentou 1,6% na mesma base de comparação.

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE, Goiás registrou o melhor desempenho, com alta de 15,5%, que eliminou o recuo de 3,7% assinalado no mês anterior. Espírito Santo, com expansão de 12,3%, interrompeu três meses consecutivos de queda na produção, período em que acumulou perda de 6,6%.

Pará (3,1%), Rio de Janeiro (3,0%), Minas Gerais (2,8%) e Paraná (2,2%) completaram o conjunto de sete locais que apontaram resultados positivos nesse mês.

No outro lado, Pernambuco, com recuo de 7,9%, Região Nordeste (-5,8%), Rio Grande do Sul (-5,4%), Amazonas (-3,5%) e Ceará (-3,1%) registraram as quedas mais intensas, enquanto Bahia (-1,4%) e Santa Catarina (-0,3%) assinalaram perdas mais moderadas.

Na terça-feira, o IBGE informou que a produção industrial aumentou 0,9% na média dos 14 locais, em outubro ante setembro. A evolução do índice de média móvel trimestral para o total nacional mostrou variação positiva de 0,6% no trimestre encerrado em outubro frente ao nível do mês anterior e manteve a trajetória ascendente iniciada em julho último, segundo o instituto.

Em termos regionais, ainda em relação a esse índice na margem, nove dos 14 locais pesquisados também apontaram resultados positivos em outubro, com destaque para os avanços registrados em Goiás (7,5%), Minas Gerais (2,0%), Pará (1,9%), Espírito Santo (1,8%) e São Paulo (1,2%). Por outro lado, os maiores recuos foram apontados por Pernambuco (-3,1%), Ceará (-1,9%) e Região Nordeste (-1,7%).

Comparação anual

Na comparação com igual mês do ano anterior, a produção industrial nacional cresceu 2,3% em outubro de 2012, com sete dos 14 locais pesquisados apontando expansão na produção. Vale citar que outubro de 2012 (22 dias) teve dois dias úteis a mais que igual mês do ano anterior (20).

Os avanços mais intensos foram registrados por Goiás (16,7%) e Minas Gerais (9,9%), impulsionados em grande parte pelo comportamento positivo dos setores de produtos químicos (medicamentos), no primeiro local, e de veículos automotores (automóveis), no segundo. Espírito Santo (4,0%), São Paulo (3,1%) e Pará (2,5%) completaram o conjunto de locais que assinalaram expansões mais intensas do que a da média nacional, enquanto Santa Catarina (1,2%) e Bahia (1,0%) mostraram avanços mais moderados. Por outro lado, Amazonas (-11,4%) apontou o recuo mais acentuado, pressionado em grande parte pelo comportamento negativo na produção dos setores de alimentos e bebidas (preparações em xarope e em pó para elaboração de bebidas) e outros equipamentos de transporte (motocicletas e suas peças). Os demais resultados negativos foram observados no Rio Grande do Sul (-6,3%), Pernambuco (-5,7%), Paraná (-5,4%), Ceará (-5,0%), Região Nordeste (-2,8%) e Rio de Janeiro (-2,2%).

<