Topo
Sindivestuário / Destaque  / O padrão xadrez é um clássico sempre na moda – padrão tendência, origem e tipos de xadrez
15 out 2019

O padrão xadrez é um clássico sempre na moda – padrão tendência, origem e tipos de xadrez

Os principais desfiles das semanas de moda internacionais apostaram num dos padrões mais clássicas da moda, o xadrez. A designer britânica Victoria Beckham, por exemplo, explorou o “mix” de padrões diferentes de xadrez no mesmo look.

E se existe um clássico da temporada que nunca sai de moda, ele é o xadrez. O padrão, que dominou os desfiles anteriores no seu formato “Vichy”, agora reaparece nas “passerelles” do Inverno em diferentes versões.

Nas “passerelles” Outono//Inverno 2019, o xadrez está em alta em todas as peças de roupa. Depois do “Vichy”, padrões como o “tartan”, “príncipe de gales” e “ pied de coq” e “pied de poule” surgiram nos desfiles das marcas mais conceituadas de todo o mundo.

Um pouco de história sobre a origem do tecido xadrez:

Geralmente associa-se o tecido xadrez aos escoceses.

Contudo, segundo E. J. Barber, historiador têxtil, o padrão xadrez remonta aos antigos celtas. Pesquisas arqueológicas em pântanos da Alemanha e da Dinamarca encontraram vestimentas com padronagens têxteis feitos com fios de lã e pigmentos á base de vegetais desses pântanos.

Os donos de terras escoceses usavam o tecido xadrez “tartan” no séc. XIX. Contudo, o “tartan” não era adequado para o trabalho e vestuário do dia a dia. No inicio do século XX era usado apenas em fatos e casacos masculinos. Aos poucos foi sendo utilizado nas roupas femininas (saias, vestidos, xailes).

Na Escócia, foi muito utilizado para identificação dos clãs. Cada família, a partir de 1703, criava o seu próprio “tartan”, utilizado em diferentes ocasiões: caçar, trabalhar ou celebrar.

A Rainha Vitória, quando visitava a Escócia, incentivava o uso do “tartan”. Ainda hoje, em cerimoniais importantes o “tartan” está presente nos vestuários dos escoceses. e tornou-se o principal símbolo da Escócia e da cultura escocesa.

A partir da Segunda Guerra Mundial, Coco Chanel valorizou muito o tartan, e este padrão passou a fazer parte de roupas elegantes e confortáveis no guarda roupa feminino.

O tecido xadrez foi sendo gradualmente introduzido no mundo da moda, como um tecido eclético, usado em roupas masculinas, femininas e infantis, bem como utilizado como material importante na decoração de interioriores.

Nas últimas temporadas de moda, o icónico xadrez voltou em força e renovado, mais colorido e principalmente muito diverso!

Tipos de padrões de xadrez:

Príncipe de gales – É uma homenagem ao Príncipe Eduardo VII, que começou a usar esse tipo de xadrez, introduzindo-o na moda da época. Originalmente era obtido pela trama dos fios de lã nos teares, e foi por muito tempo usado exclusivamente como estamparia de moda masculina.

Pied-de-poule – Ou “pé-de-galinha”, é o xadrez muito miudinho. O nome tem a ver com o formato do padrão, que parece pegadas de galinha. Se os desenhos formados forem maiores o padrão é chamado  pied-de-coq (pé-de-galo).

Vichy – Ou o famoso xadrez “piquenique”. É composto de pequenos quadriculados que formam o xadrez combinado com a cor branca e uma segunda cor. O nome homenageia a cidade francesa de Vichy, famosa pela produção de tecidos com padrões de xadrez. A inspiração foi o belo vestido que  Brigitte Bardot usou nos anos 50, quando casou com Jacques Charrier!

Tartan – É o xadrez com padrão escocês, normalmente encontrado em tecido de lã ou algodão. Antes ser considerado um estilo de xadrez, tartan também era outro nome para o Kilt. Como este padrão tem muita história e tradição, algumas empresas registaram seus próprios desenhos de tartans. Um dos mais famosos é o belíssimo tartan da Burberry.

Madras – Está sempre na moda e geralmente aparece nas camisas desportivas masculinas. O nome vem da cidade de Madras, na Índia, onde foram confeccionadas primeiras versões deste padrão, que usa muitas cores e desenhos.

Seja qual for o padrão de xadrez escolhido para uma peça de roupa, estará sempre na moda.

FONTE: Jornal Nordeste