Sindivestuário / Matérias  / Novo Ministro do MDIC recebe entidades empresariais da Cadeia Têxtil e do Vestuário para retomada do RTCC
15 jan 2015

Sob a coordenação nacional da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção os Sindicatos Empresariais foram recebidos pelo novo Ministro do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, nesta terça-feira, dia 13/01/2015, em Brasília.

O objetivo da reunião foi a retomada do pleito setorial para implementação do Regime Tributário Competitivo para a Confecção, o RTCC, que visa desonerar, simplificar e desburocratizar a carga tributária que incide sobre as confecções brasileiras e aumentar a competitividade da Cadeia Têxtil e do Vestuário do País perante os produtos prontos da China.

ronySegundo o Presidente do Sindivestuário, Ronald Masijah, a retomada do Estudo do RTCC, que já fora enviado ao próprio MDIC, em março de 2014, foi muito bem recebida pelo Ministro Monteiro Neto, ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), empossado dia 7 de janeiro.

Masijah destacou: “ O entendimento do assunto foi muito fluido pelo Ministro que entendeu também que este é um fator primordial de aumento de competitividade do setor e como o projeto já estava sendo discutido com a equipe técnica há alguns meses e já havia um parecer positivo por parte desta equipe, a retomada do assunto não deverá ter maiores entraves ”.

O presidente do Sindivestuário explicou que “ a confecção é o elo da cadeia têxtil e do vestuário que mais emprega. E é justamente a que vem sendo mais penalizada com as crescentes importações de vestuário da Ásia, mais especificamente da China “.

Segundo Masijah, o Ministro Monteiro Neto disse que o grupo não só apresentou o problema como já levou a solução e o resultado que o RTCC promoverá em relação ao aumento da produtividade e dos empregos, estimados em cerca de 300 mil novos postos até 2025, em todo o País.

O próximo passo é contar agora que o MDIC dê sua chancela ao Estudo e o encaminhe ao Ministério da Fazenda, comandado pelo Ministro Joaquim Levy.

ministroDe posse do Estudo, e com a avaliação positiva por parte do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior, o Ministério da Fazenda deve pedir que o pleito seja implementado pelo Governo Federal o quanto antes. O que empresários e trabalhadores esperam que aconteça nos próximos três meses de 2015.