Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Grupo Inditex e Rede Zara, o novo império da Moda e maior fabricante de roupas do mundo
12 dez 2008

Roupas & Moda
O novo império da moda  Revista Veja Edição 2090 10-12-08

Como a Inditex, dona da Zara, superou a GAP
e se tornou a maior fabricante de roupas do mundo

Marcos Todeschini

Alcir N. da Silva

Sem medo da crise
Loja da Zara inaugurada em Nova York na semana passada: aumento de 4% no faturamento em plena recessão

Duas novas lojas por dia. Esse foi o ritmo de crescimento em 2008 do grupo espanhol Inditex, dono da mundialmente conhecida rede de lojas Zara. A expansão vertiginosa foi coroada no último trimestre com um resultado inédito: pela primeira vez, a empresa ultrapassou o faturamento de sua principal concorrente, a americana GAP, que há dez anos ocupava o posto de a maior fabricante de roupas do mundo. Nem mesmo os tremores da economia parecem ameaçar os bons resultados da empresa. Enquanto o faturamento do setor de vestuário sofreu queda de cerca de 6% desde setembro, o da empresa espanhola cresceu 4%. Na semana passada, quando a retração do consumo se fazia sentir em todo o segmento de varejo, inaugurou-se a sexta loja da Zara em Nova York, num endereço nobre ? a Quinta Avenida. Do Japão a Montenegro, seu mais novo mercado, a Inditex segue transformando antigos cinemas, farmácias e casarões em lojas de roupas. Sem esquecer do Brasil, onde as 24 lojas da Zara mantêm uma clientela fiel, especialmente de classe média. Como foi, afinal, que o grupo conseguiu deixar a concorrência para trás e se blindar contra a crise? Sem dúvida, tem sido decisivo nesse processo o singular modelo de gestão adotado desde os anos 70, quando o alfaiate Amancio Ortega começou a fazer roupões para a classe média da região da Galícia, no noroeste da Espanha. “É na hora em que o mercado se retrai que as diferenças na condução dos negócios têm maior impacto”, diz a analista Anne Critchlow, do banco Société Générale.

Paul Sakuma/AP Photo

Modelo envelhecido
Com os lucros em queda há mais de dois anos, a GAP não conseguiu reagir à concorrência

A Inditex, de fato, distingue-se das outras fabricantes de roupas em muitos aspectos. A começar pelo dinamismo de sua produção, que deu origem a um novo termo no setor: o “fast fashion”. Trata-se de um sistema que transporta as tendências dos principais desfiles de moda para as prateleiras das lojas em menos de um mês. Ao fim de cada estoque, uma nova coleção é colocada no lugar. Para se ter uma idéia da rapidez com que isso é feito, enquanto a GAP lança anualmente 12.000 modelos, a Zara põe no mercado 40.000. A renovação constante tem influência direta no número de visitas do consumidor às lojas. O cliente da Zara vai até lá dezessete vezes por ano porque sabe que vai encontrar novas peças; o da GAP, apenas cinco. Não é à toa, portanto, que o faturamento desta última vem caindo