Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Emprego industrial cai 0,3% em setembro, diz IBGE
9 nov 2012

Emprego industrial cai 0,3% em setembro, diz IBGE

RIO – Nota atualizada às 10h20

O total de empregados da indústria brasileira diminuiu 0,3% em setembro, ante agosto, na série com ajustes sazonais, apontou a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com setembro de 2011, o emprego industrial caiu 1,9%. No acumulado do ano, o indicador recuou 1,4%. Em 12 meses encerrados em setembro, o emprego industrial caiu 1,2%.

A Pimes mostrou que o número de horas pagas na indústria caiu 0,6% em setembro na comparação com agosto, descontando-se os efeitos sazonais. Na comparação com igual mês de 2011, as horas pagas recuaram 2,6%, enquanto o acumulado do ano apontou para uma baixa  de 2,2%.  No acumulado em 12 meses, o número de horas pagas caiu 2%.

O IBGE observou que a folha de pagamento real teve baixa de 2,1% na passagem de agosto para setembro, já descontando os efeitos sazonais. Em relação a setembro de 2011, a folha de pagamento real subiu 1,4% enquanto no acumulado do ano o indicador avançou 3,2%. No acumulado em 12 meses, o índice subiu 3%.

Retração paulista

O emprego industrial em setembro caiu em 12 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE na comparação com setembro de 2011. Segundo o instituto, o principal impacto negativo foi observado em São Paulo, que mostrou recuo acima da média nacional (-1,9%), com queda de 3,1% no período.

O instituto informou que, na média nacional, o emprego industrial mostra resultados negativos há um ano, quando comparado a igual mês do ano anterior.

Outros resultados negativos, na mesma base de comparação, foram observados na Região Nordeste (-3,4%), Rio Grande do Sul (-3,2%), Pernambuco (-6,3%), Região Norte e Centro-Oeste (-1,2%) e Santa Catarina (-0,9%).

Em contrapartida, houve aumentos no número de vagas na indústria em  Paraná (1,5%) e em Minas Gerais (0,7%), em setembro ante igual mês do ano passado.

Quem demite

Por setores, houve recuo em 13 dos 18 ramos pesquisados em setembro ante setembro de 2011. Os destaques negativos ficaram com as quedas no emprego industrial observadas em vestuário (-11,6%), calçados e couro (-6,4%), têxtil (-6,4%), meios de transporte (-3,2%), outros produtos da indústria de transformação (-4,2%), madeira (-7,4%), papel e gráfica (-2,9%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-2,5%).

Ainda segundo o IBGE, o principal impacto positivo sobre a média do emprego industrial  foi observado no setor de alimentos e bebidas, cujo número de vagas aumentou 3,5% em setembro ante igual mês do ano passado.

Menos horas<