Sindivestuário / Matérias  / Dolar em alta blinda Vestuário de importações da China
24 out 2008

Dolar em alta blinda Vestuário de importações da China

Dólar em alta blinda Vestuário de importações da China para Natal

O presidente do SindiVestuário, entidade das indústrias de confecção, Ronald Masijah, projeta para este ano um Natal melhor do que o de 2007 para o setor. Pelo menos na questão de roupas importadas da China, que inundaram o mercado na data passada, os empresários estão mais otimistas e estimam  um aumento na produção  de cerca de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Deste limão, a crise econômica mundial, vamos fazer uma limonada, tirar algo positivo”, compara Ronald Masijah. “O dólar na casa dos R$ 2,30 ou R$ 2,50 protege de uma certa forma a indústria e o emprego no Vestuário, que vem perdendo competitividade para as importações de roupas chinesas devido ao câmbio muito baixo nos últimos 12 meses”.

O empresário garante que não haverá aumento de preços, assim como nos anos anteriores: “Ao longo de todo Plano Real, para um reajuste médio da ordem de 95%, o setor reajustou menos de 15%.

“Para o Natal, não haverá nenhum aumento de preços da indústria para as lojas”, diz Ronald Masijah.