Sindivestuário / Área do Contador  / Contribuição Sindical Patronal 2016 – ATENÇÃO
28 jan 2016

Contribuição Sindical Patronal 2016 – ATENÇÃO

Vencimento da Contribuição Sindical de 2016 é dia 29 de janeiro

A Contribuição Sindical Patronal vence no dia 29 deste mês. O pagamento é fundamental para manter em funcionamento os sindicatos e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Com o apoio dos sindicatos, a Fiesp trabalha continuamente em defesa da indústria paulista e coleciona uma série de conquistas – na Justiça, no Congresso e no Executivo- que têm impacto direto nos resultados das empresas.

Clique aqui para conhecer as principais ações da Fiesp e dos sindicatos em 2015 que trouxeram benefícios para a indústria paulista.

Sobre a Contribuição Sindical Patronal

É um imposto que todas as empresas brasileiras devem pagar anualmente, no mês de janeiro. O valor é proporcional ao capital social da firma ou empresa, registrado na respectiva junta comercial ou órgão equivalente, como previsto no artigo 580 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A receita é distribuída entre as entidades sindicais que participam do sistema confederativo, sendo 60% para os sindicatos, 20% para a conta especial de emprego e salário, 15% para a federação estadual e 5% para a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O não recolhimento do imposto impede a participação em licitações públicas, além de comprometer a rotina administrativa da empresa, que sofrerá restrições ao solicitar empréstimos bancários ou buscar novas parcerias.

Clique aqui para gerar a guia.
Clique aqui para ver a tabela 2016.