Sindivestuário / Matérias  / Comitês das cadeias Têxtil/Vestuário e Couros/Calçados propõem ações contra crise
4 nov 2008

Comitês das cadeias Têxtil/Vestuário e Couros/Calçados propõem ações para enfrentar crise

Em reunião conjunta dos Comitês das cadeias produtivas textil/vestuário e couros/calçados, discutindo os reflexos da crise nos setores, foi definida a ação seguinte a ser tomada:

* Buscar o reestabelecimento da concessão de crédito para ACC`s, Capital de Giro e Desconto de Duplicatas;

* Desoneração da folha de pagamento para os segmentos de mão de obra intensiva

* Defesa comercial abrangente e atuante, evitando entrada crescente dos manufaturados asiáticos, em virtude da queda nas vendas para EUA e Europa.

* Alongamento do pagamento de tributos a nível federal e estadual, dando fôlego às industrias dos setores

* Acelerar o programa de concessão de financiamentos pelo BNDES, através do “Revitaliza”.

* Simplificar a forma de análise para a concessão de crédito, visto que muitas industrias não conseguem o CND por estarem renegociando débitos e não terem outras pendências, mas, não conseguem a liberação dos valores.

* Criação de grupo de trabalho evitando que projetos federais sobre terceirização venham a complicar e inibir o sistema produtivo dos setores, visto sua intensa utilização.

Em resumo estas são as principais medidas discutidas e pleiteadas.

Pedro Eduardo Fortes