Sindivestuário / Matérias  / Atividade do comércio cresce 7,6% no semestre, diz Serasa
4 jul 2012

Atividade do comércio cresce 7,6% no semestre, diz Serasa

SÃO PAULO – O movimento dos consumidores nas lojas de varejo de todo o país aumentou 7,6% no primeiro semestre deste ano, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. O desempenho, contudo, é o menor desde 2010. Em junho, o movimento caiu 0,2% na comparação com maio.

No primeiro semestre de 2010, a atividade cresceu 10,7% ante o mesmo período do ano anterior. Em 2011, avançou 9,6%.

A Serasa Experian avaliou que os elevados níveis de endividamento e de inadimplência impediram um desempenho mais favorável da atividade varejista nos primeiros seis meses de 2012.

A situação fez com que os consumidores priorizassem o pagamento de dívidas em vez de contraírem novos financiamentos.

Setores

Os segmentos incentivados com reduções tributárias registraram bom desempenho no período.

O movimento nas lojas de material de construção foi 7,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado; nas lojas de veículos, motos e peças houve alta de 7,4%, e no varejo especializado de móveis, eletroeletrônicos e informática, a atividade cresceu 5,2%, sempre na mesma base de comparação. As lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios registraram movimento 7,6% maior.

Já a atividade no segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas cresceu apenas 2,3% no semestre. Por fim, o movimento nos estabelecimentos comercializadores de combustíveis e lubrificantes foi apenas 0,2% maior que o verificado nos seis primeiros meses de 2011.

(Valor)