Sindivestuário / Matérias  / A roupa inteligente que muda de cor
18 maio 2018

A roupa inteligente que muda de cor

Uma equipa da CREOL (College of Optics & Photonics) da Universidade de Central Florida, nos Estados Unidos, desenvolveu um tecido que tem micro-fios embutidos para permitir à roupa mudar de cor consoante a quantidade de corrente elétrica que os percorre. Ou seja, tem a capacidade de originar wearables que tornam mais literal a capacidade de uma pessoa ser camaleônica.

Como explica o Engadget, esta tecnologia difere de outras já existentes que permitem à roupa mudar de cor porque não recorre a LEDs embutidos e sim às próprias fibras do tecido. Cada pequeno fio está envolto num metal muito fino, e à medida que a corrente elétrica o percorre, a temperatura sobe e desce ligeiramente, o que faz com que pigmentos especiais reajam a essas diferenças e mudem de cor.

Todo o processo que permite alterar as cores é controlado através de uma app para smartphone.

O material ainda está numa fase inicial de desenvolvimento e, para já, a tecnologia foi testada em lenços para o pescoço e malas. Cada fio apenas pode mudar entre duas a quatro cores, sendo que o material pode ser lavado e engomado (a textura é semelhante a ganga). Uma limitação é o facto de apenas ainda poder ser disposta numa única direção (horizontal ou vertical), o que impede a criação de outros padrões, como quadrados.

Ainda não há previsões para a chegada ao mercado de produtos com este tipo de material, embora os responsáveis da CREOL afirmem que estão em negociações com potenciais parceiros para que os consumidores possam comprar produtos deste gênero nos próximos anos.

Fonte: Exame