Home / Destaque / Dados divulgados do Comércio Varejista de abril de 2017, pelo IBGE

Dados divulgados do Comércio Varejista de abril de 2017, pelo IBGE

Hoje foram divulgados os dados do Comércio Varejista de abril de 2017, pelo IBGE. A pesquisa mostra uma reação importante nesse mês. Com foco no setor de tecidos, vestuário e de calçados, as vendas de abril de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior subiram 10,8%, no Brasil, e 15,5% em São Paulo. Realmente, números superlativos.

De outro lado, no acumulado do quadrimestre (jan-abr) deste ano, diante de idêntico período do ano passado, as vendas subiram 6,3% em termos nacionais e 8,2% no Estado de São Paulo. Sem dúvida revelam também alguma recuperação. Contudo, em relação aos últimos 12 meses os números ainda são negativos (próximo a 6% de queda em São Paulo e no Brasil), o que mostra o tamanho da queda da recessão recente, da qual o País ainda não se recuperou.

Sem dúvida, o ambiente de incerteza institucional que se instalou no Brasil é o grande nó a ser desatado, com mais urgência. Porém, isso ainda não será suficiente para recuperar a atividade econômica. Para tanto, outro tema é crucial: desemprego. Reduzir a taxa de desocupação é item essencial para uma retomada do crescimento de forma vigorosa e duradoura.

About Sindivestuário

Veja também

Tecnologia escreve futuro da moda

Alguns dos mais interessantes desenvolvimentos recentemente apresentados pela indústria da moda não estão a acontecer …

Leave a Reply