Home / Associados / Suécia: Cidadãos que reparam roupa e equipamentos pagam menos impostos

Suécia: Cidadãos que reparam roupa e equipamentos pagam menos impostos

A Suécia está preparando uma série de medidas para promover uma economia mais sustentável e circular. Benefícios fiscais para quem opta por reparar produtos e equipamentos, em vez de jogar fora, é uma das iniciativas que será implementada em breve.

“O meu grande objetivo é manter a estabilidade financeira da Suécia, assegurando um desenvolvimento econômico de longo prazo. Quero que a Suécia combata de forma feroz as alterações climáticas investindo em comportamentos sustentáveis, tanto ao nível da indústria como do consumidor”, explica o Ministro das Finanças e dos Consumo, Per Bolund, na sua página oficial.

Para isso, o executivo desenhou um plano que vai agir em várias frentes de forma a promover a economia circular. Uma das grandes apostas é o incentivo à reutilização de produtos, por exemplo através da reparação ou de trocas, prolongando a sua duração.

“Para encorajar a reciclagem de bens e produtos, o Governo propõe uma redução de 25% para 12% do IVA aos consumidores que recorram a serviços para reparar bicicletas, sapatos, produtos de couro e vestuário ou roupa de casa como lençóis e toalhas”, lê-se no documento oficial do Governo intitulado “Strategy for sustainable consumption” (“Estratégia para um consumo sustentável”, em português).

Quem optar por reparar equipamentos de maior dimensão, como frigoríficos ou máquinas de lavar roupa, terá direito a uma redução no IRS.

A nova estratégia do Governo prevê ainda um plano de ação nacional, realizado com o apoio da Agência Sueca para o Consumo, para envolver e motivar os vários atores económicos a optarem por comportamentos adequados a uma economia circular. Este plano tem ainda uma vertente escolar, para sensibilizar os alunos e os professores a aderirem a esta nova forma de economia.

Fonte: Boas Notícias (PT)

About Sindivestuário