Home / Associados / Tecido feito de abacaxi pode ser o couro do futuro

Tecido feito de abacaxi pode ser o couro do futuro

Couro de abacaxi: aproximadamente 40.000 toneladas de resíduo de abacaxi são desperdiçadas anualmente

O Piñatex é a epítome da sustentabilidade: essa imitação de couro é feita de folhas do abacaxi! Além de poupar animais, as fibras de celulose extraídas das folhas são consideradas subproduto da agricultura e, sem uso, estragariam ou seriam queimadas.

Aproximadamente 40.000 toneladas de resíduo de abacaxi são desperdiçadas anualmente – imagina todo esse material direcionado à produção do novo “couro”?

Divulgação

Esse tecido alternativo foi criado pela designer Carmen Hijosa e é produzido nas Filipinas.

Para as fibras parecerem couro elas são separadas e feltradas em um pano sem trançados que pode ser usado em roupas, sapatos e móveis.

O Piñatex é flexível e leve, além de poder levar costuras e ter padrões impressos em sua superfície.

Divulgação

O material não é completamente biodegradável – ainda! – porque possui uma camada protetora para garantir sua durabilidade.

Alternativas totalmente sustentáveis já estão sendo estudadas. E aí, você usaria Piñatex?

Fonte: Exame