Home / Noticias / Inmetro realiza Operação Dia das Mães em todo o Brasil

Inmetro realiza Operação Dia das Mães em todo o Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realiza a Operação Dia das Mães até o dia 30 de abril.  Durante a ação, agentes fiscalizadores dos Institutos de Pesos e Medidas Estaduais (órgãos delegados do Inmetro) percorrerão, em todos os estados do Brasil, o comércio varejistas e atacadistas para examinar se roupas e artigos têxteis em geral atendem ao regulamento de conformidade estabelecidos pelo Inmetro. Recentemente a Abit realizou workshop para esclarecer as empresas sobre as informações obrigatórias que devem constar na etiqueta.

No período serão inspecionados se os produtos estão sendo comercializados com o conjunto de informações obrigatórias como: dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Todas as informações devem estar escritas em português.

A iniciativa tem como objetivo coibir a venda de itens irregulares, com o intuito de oferecer aos consumidores a garantia de que estão adquirindo apenas produtos certificados e que, se utilizados de maneira correta, não oferecerão perigo.

De acordo com o diretor de Avaliação da Conformidade, Alfredo Lobo, é preciso verificar se na etiqueta consta todas as informações necessárias para atestar que o produto é seguro. É primordial que a compra seja feita somente no mercado formal para evitar produtos falsificados ou com informações incorretas na etiqueta.

Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades terão até dez dias para apresentar defesa ao Instituto e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100,00 a R$ 60 mil. Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800-285-1818 ou pelo e-mail ouvidoria@inmetro.gov.br.

 

Fonte: ABIT

About Sindivestuário

Veja também

Estado de São Paulo perdeu 17% das fábricas têxteis em cinco anos

O estado de São Paulo perdeu cerca de 17% das fábricas têxteis (de matérias-primas) e …

Deixe uma resposta